Ministério do Desenvolvimento e Indústria visita pavilhão brasileiro da Expo Xangai



A abertura da Expo Xangai está marcada para 1º de maio, as obras no pavilhão brasileiro foram fiscalizadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), nesta terça-feira (9). O Dia do Brasil na exposição será em 3 de junho. Com duração de seis meses, a exposição irá contar com a presença de 192 países, 50 organismos internacionais e público estimado de 70 milhões de visitantes.


A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) articula a participação brasileira no evento. O lema do Brasil será "cidades pulsantes: sinta a vida das cidades brasileiras", que dará destaque para as transformações e mudanças previstas com a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 na cidade do Rio de Janeiro.


Os objetivos dos expositores brasileiros são promover setores nacionais que possuem reconhecida competitividade internacional para o desenvolvimento sustentável das cidades e divulgar o posicionamento do país sobre temas estratégicos, como biocombustíveis e outras energias limpas e renováveis, segurança alimentar, fronteira agrícola e preservação da Amazônia. As apresentações irão se concentrar em três eixos temáticos: desenvolvimento com sustentabilidade – bem estar de todos, espaço democrático – participação popular e diversidade – cidade global.


A ideia que servirá de inspiração é a alegria do povo brasileiro, refletida nos espaços urbanos do país. Para reforçar a identidade cultural dos brasileiros, foi escolhido como embaixador da representação o escritor Paulo Coelho, autor de romances reconhecidos internacionalmente e bastante admirados pelos chineses.


Na esteira de importantes feiras internacionais, que remontam à tradição da Grande Exposição da Indústria para Todas as Nações, de 1851, em Londres, a Expo Xangai segue a vocação de espaço de intercâmbio científico, econômico, tecnológico e cultural. A feira é uma marca mantida pelo International Exhibitions Bureau e a exposição anterior foi em Zaragoza, na Espanha. Hoje, ela corresponde ao terceiro maior evento do planeta, perdendo apenas para os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo. 

 

Fonte:

 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

 



12/08/2010 05:12


Artigos Relacionados


Brasil apresenta políticas de desenvolvimento regional na Expo Xangai

Expo Xangai celebra Dia do Brasil nesta quinta (3)

Agência Espacial Brasileira participa de fórum Expo Xangai

Delegação brasileira participa da Expo Xangai 2010 nesta terça-feira (1º)

Desenvolvimento da indústria de defesa da Angola terá apoio do governo brasileiro

Ministério do Desenvolvimento e Indústria cria canal no YouTube