Expo Xangai celebra Dia do Brasil nesta quinta (3)
Nesta quinta-feira (3), a Expo Xangai estará mais verde e amarela. Isso porque a exposição, considerada a maior já realizada no mundo, celebrará o Dia do Brasil. A primeira cerimônia oficial contará coma presença do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o ministro das Finanças da China, Xie Xuren. Mais tarde, o governo Chinês oferece um almoço para a delegação brasileira em Xangai.
Várias atividades culturais estão programadas para o Dia do Brasil na Expo, que termina com um show de Carlinhos Brown e Mart’nália. “Espero transmitir (aos visitantes) um pouco da cultura brasileira que, assim como a chinesa, tem no tambor um dos principais canais de comunicação com a religiosidade e o mundo espiritual”, declarou Brown.
O pavilhão do Brasil tem recebido em média 15 mil visitantes por dia. O número cresceu na última semana, assim como aumentou expressivamente o fluxo de pessoas que passam diariamente pelos portões de acesso ao parque da exposição. No último domingo o evento bateu o recorde de público com 500 mil visitantes. Para o comissário geral do Brasil na Expo Xangai, Alessandro Teixeira, esta é uma excelente oportunidade para atrair a atenção dos chineses para outros aspectos do cotidiano do País. “O pavilhão brasileiro mostra, de forma bastante enfática, a diversidade humana e cultural das cidades, o dinamismo das metrópoles e aspectos tecnológicos da indústria nacional, que tem levado o País a se destacar internacionalmente”, declarou Teixeira.
No espaço brasileiro – de 2.000m2 – são exibidos três vídeos: o primeiro mostra imagens de cidades em várias regiões do País, o segundo passeia pelas festas regionais e o terceiro apresenta cenas do dia a dia de quatro brasileiros, desde o momento em que acordam até o anoitecer. Neste vídeo, os chineses descobrem como trabalham um engenheiro da indústria aeroespacial, um químico da indústria petrolífera, um agricultor e uma artista plástica.
De acordo com a assessoria do evento, o Dia do Brasil está alcançando o objetivo de projetar ainda mais a imagem do País na China. A imprensa local, que normalmente se interessa apenas pelo futebol brasileiro, tem procurado abordar outros aspectos nacionais, como a economia, a natureza e, principalmente, o incremento nas relações entre os dois países.
Fonte:
Portal Brasil
Apex-Brasil
02/06/2010 20:48
Artigos Relacionados
Delegação brasileira participa da Expo Xangai 2010 nesta terça-feira (1º)
Brasil apresenta políticas de desenvolvimento regional na Expo Xangai
Agência Espacial Brasileira participa de fórum Expo Xangai
Ministério do Desenvolvimento e Indústria visita pavilhão brasileiro da Expo Xangai
Brasil participa de feira em Xangai para expandir negócios com mercado chinês
Brasil e Nigéria discutem apoio à Expo 2020 em SP