Ministério do Trabalho e Emprego - Carlos Lupi
Carlos Roberto Lupi assumiu a presidência do Partido Democrático Trabalhista (PDT) após a morte do líder e fundador da legenda, Leonel Brizola, em 2004. Ele se licenciou da presidência do partido após se tornar ministro do Trabalho, em 2007.
Formado em Administração, Economia e Contabilidade, Lupi é casado com a jornalista Angela Rocha e pai de três filhos. Seu primeiro cargo na administração pública, em 1983, foi na coordenação das Regiões Administrativas da Cidade do Rio de Janeiro.
Lupi foi eleito deputado federal em 1990, sendo considerado deputado nota 10 pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Em 1992, deixou o Congresso para assumir a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro.
Em 1999, foi secretário de Governo do Estado do Rio. Durante sua gestão no Ministério, o Brasil passou a viver a maior geração de empregos com carteira assinada da história. Promovendo o constante diálogo entre trabalhadores e empregadores, o MTE sob sua gestão regulamentou o trabalho aos domingos, o funcionamento das centrais sindicais e ampliou os cursos gratuitos no Sistema S.
16/12/2010 20:39
Artigos Relacionados
Carlos Lupi apresenta programas do Ministério do Trabalho para 2012 e 2013 na quarta
Permanência de Carlos Lupi em ministério não é consenso no PDT
Jayme Campos elogia trabalho de Carlos Lupi
Senadores negociam fim da paralisação de fiscais do trabalho com ministro Carlos Lupi
Lupi rebate denúncias de irregularidades no Ministério do Trabalho
José Nery diz que parlamentares cobraram do ministro Carlos Lupi retomada da fiscalização do trabalho escravo