Ministério do Turismo premia municípios nordestinos



A Região Nordeste emplacou cinco municípios no ranking dos 18 destinos que mais evoluíram no Índice de Competitividade do Turismo, indicador criado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Sebrae, para medir o estágio de desenvolvimento dos destinos turísticos do País.

Os destinos Mata de São João (BA), Ipojuca (PE), Maceió (AL), Lençóis (BA) e Aracaju (SE) se destacaram, na comparação com 2011. Elas fazem parte de um grupo seleto de municípios que serão premiados pelo Ministério do Turismo.

Lençóis avançou em Infraestrutura Geral e Acesso e Mata de São João, região da Praia do Forte, em Serviços e Equipamentos Turísticos e Economia Local.  Ipojuca (PE), onde fica a praia de Porto de Galinhas, foi a não capital que mais evoluiu em Capacidade Empresarial.

Entre as capitais brasileiras, Maceió (AL) registrou a maior evolução (11,6 pontos) na variável Economia Local. Aracaju (SE) avançou 12,3 pontos em Aspectos Ambientais. 

Para medir a competitividade dos destinos, o estudo divide os municípios entre capitais e não capitais. Cada destino recebe uma nota de 1 a 100 para cada quesito. São avaliadas 13 variáveis em 65 municípios, incluindo todas as capitas brasileiras. O Índice de Competitividade foi lançado em 2008 e está em sua quinta edição.

As variáveis pesquisadas são Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais, Aspectos Ambientais e Aspectos Culturais.

Clique aqui para ouvir declaração do ministro do Turismo, Gastão Vieira, sobre a importância da medição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional.

Fonte:
Ministério do Turismo



06/12/2013 17:39


Artigos Relacionados


Ministério do Turismo premia municípios do Centro-Oeste

Mutirões chegam a mais 13 municípios nordestinos

Municípios nordestinos recebem mutirões de documentação

Oficinas de saúde são implementadas em 17 municípios nordestinos

Municípios nordestinos recebem Projeto Rondon

SUASSUNA: NORMA INVIABILIZA MUNICÍPIOS NORDESTINOS