SUASSUNA: NORMA INVIABILIZA MUNICÍPIOS NORDESTINOS



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) manifestou-se hoje (dia 18) preocupado com a situação em que se encontram os municípios do Nordeste, obrigados a provar que têm uma receita municipal constituída de no mínimo 0,5% de arrecadação própria para conseguirem realizar convênios com o governo federal.

O parlamentar disse que essa norma governamental inviabiliza a maioria dos municípios do Nordeste, cuja arrecadação é irrisória. Tendo viajado recentemente pelo interior do seu estado, ele observou que 82 municípios paraibanos não tiveram como cumprir essa exigência para firmar convênios com a União em 1997.

Informou também que, em Alagoas, 92 municípios não puderam cumprir a exigência, o que impede a realização de convênios em áreas de fundamental importância para a população de baixa renda. Em sua opinião, é necessário aprovar-se uma medida provisória que "retire essas cidades da camisa de força em que se encontram".

Outra preocupação manifestada pelo senador relaciona-se com os efeitos do fenômeno climático El Niño sobre o Nordeste. Ele disse haver cidades na Paraíba que, há dois anos, não recebem uma gota de chuva, sujeitando-se as famílias a receberem diariamente quatro latas d'água para sobreviver. E alertou para os riscos de doença a que a população está sujeita com essa carência d'água.



18/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suassuna cobra ação federal em municípios nordestinos afetados pela seca

SUASSUNA TRAZ PROTESTO DOS GOVERNADORES NORDESTINOS

Suassuna convoca senadores nordestinos para salvar Sudene

Suassuna critica equipe econômica por ordenar execução de dívidas de agricultores nordestinos

Suassuna: norma para escolas particulares é "lei do calote"

Mutirões chegam a mais 13 municípios nordestinos