Ministério pede que empresas coloquem nos rótulos informações sobre o combate à dengue



As empresas brasileiras que aderirem à campanha Parceiros da Saúde, do Ministério da Saúde, vão contribuir para o combate à dengue por meio da venda de seus produtos, ao divulgar, nos rótulos e embalagens de alimentos e produtos de higiene, uma série de informações sobre o combate à dengue. Em reunião realizada na terça-feira (18), em Brasília (DF), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, convocou empresas e a sociedade a atuarem na prevenção à doença. 

Empresas como a Unilever, Coca-Cola e Colgate Palmolive já sinalizaram a intenção de aderirem ao programa. Além delas, participaram da reunião representantes de diversos setores , como o de automóveis, telecomunicações, mídia e mercado editorial, supermercados, construção civil, energia, companhias aéreas, entre outros. Atualmente, a rede reúne um total de 500 parceiros do Ministério da Saúde, que são voluntários no apoio às campanhas e ações de saúde pública.

No encontro, o ministro explicou que a sugestão do Ministério da Saúde tem uma estratégia específica. “Os produtos de vocês entram nas casas das pessoas, assim como os serviços, os materiais, as revistas. Queremos uma parceria com vocês para entrar na casa das pessoas e divulgar esse combate”, disse Padilha.


Influência dos produtos

Padilha destacou a importância dos parceiros, que podem influenciar a vida das pessoas por meio de seus produtos e serviços. “Essa reunião tem uma grande importância para nós e sinaliza que este ministério está, como sempre esteve, aberto para estabelecer parcerias em diversos temas. Temos pleno reconhecimento da contribuição que vocês vêm dando à saúde pública do País”, afirmou o ministro.

Todas as peças da campanha do Ministério da Saúde contra a dengue podem ser utilizadas livremente pelos parceiros em suas iniciativas, como eventos promocionais, aplicação em produtos e veículos de comunicação entre clientes, fornecedores e colaboradores – como e-mails, newsletter, publicações, sites e mídias sociais. 

O ministério sugere, entre essas ações, a divulgação de informações sobre sinais e sintomas da doença e como eliminar criadouros do mosquito transmissor. O programa Parceiros da Saúde existe desde 2007 e tem o objetivo de reforçar a responsabilidade social das empresas, que colaboram na ampliação das ações de comunicação do Ministério, promovendo uma ação integrada de prevenção e promoção da saúde. 


Dados

Levantamento dos índices de infestação pelas larvas do mosquito transmissor, realizado em novembro de 2010, revelou que o País tem 24 municípios em risco de surto, sendo 10 em Pernambuco, quatro do Rio Grande do Norte, três na Bahia, três em Minas Gerais, dois no Acre e um em Rondônia.

Outros 154 municípios estão em situação de alerta, incluindo 14 capitais: Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Maceió, Recife, Aracaju, Fortaleza, Natal, Cuiabá, Goiânia, Palmas, Belém, Manaus e Boa Vista. Saiba mais no portal de combate à dengue.



Fonte:
Blog do Planalto
Ministério da Saúde

 

19/01/2011 19:40


Artigos Relacionados


Representante do Ministério da Saúde informa sobre ações de combate à dengue

Rótulos de bebidas alcoólicas terão que trazer informações sobre possíveis danos

CPI pede quebra de sigilo fiscal e informações sobre empresas de Ricardo Teixeira

Jayme Campos: projeto que exige informações sobre calorias em rótulos de refrigerantes recebe apoios

Marisa Serrano pede informações ao Ministério da Saúde sobre serviços de hemodiálise

Mozarildo pede informações ao Ministério dos Transportes e ao Dnit sobre repasses para obras da BR-174