Ministério põe em consulta pública normas que serão base para credenciar laboratórios



Estão em consulta pública, durante os próximos 30 dias, as normas complementares que serão utilizadas para o credenciamento de laboratórios, cujo fim seja a realização de análises na área de controle de medicamentos veterinários e de produtos utilizados na alimentação animal. A medida, do Ministério da Agricultura, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na segunda-feira (10).

“A rede credenciada deverá atender às demandas dos programas do Ministério da Agricultura e realizar análises de rotina relacionadas à fiscalização ou inspeção desses produtos“, explica Jorge Caetano, coordenador-geral de Apoio Laboratorial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os estabelecimentos interessados em integrar a Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários deverão estar acreditados junto à ISO 17.025 (norma internacional específica para o sistema de gestão da qualidade em laboratórios) ou Boas Práticas de Laboratório (BPL), de acordo com as análises realizadas. Os trabalhos poderão começar após a concessão do credenciamento e respectiva publicação no site do Ministério da Agricultura.

Essa medida tem o objetivo de aprovar, também, o Guia de Validação de Procedimentos Analíticos e Controle de Qualidade para Medicamentos Veterinários, Farmoquímicos, Fármacos e outras Substâncias e Produtos para Alimentação Animal. “Esse documento visa a aprimorar a rastreabilidade e a confiança nos resultados analíticos obtidos”, informa Caetano. Após a consulta pública, o guia ficará, em seu formato final, disponível aqui.


Rede

Hoje, o Ministério da Agricultura conta com uma Rede composta por seis Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagros) em Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de 604 credenciados. 

As sugestões, tecnicamente fundamentadas, deverão ser encaminhadas para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Coordenação-Geral de Apoio Laboratorial, sala 440, Anexo A, CEP: 70.043-900, Brasília(DF). Os que preferirem poderão enviar e-mail para ou fax: (61) 3218-3094.


Fonte:
Ministério da Agricultura



11/01/2011 11:26


Artigos Relacionados


Ministério da Agricultura abre consulta pública para discutir normas relativas às sementes e mudas

Anvisa fará consulta pública para revitalizar rede de laboratórios em saúde

Laboratórios de Saúde Pública serão capacitados para melhor gestão da qualidade

Normas para produção de orgânicos estão em consulta pública

Normas para células-tronco estão em consulta pública

Aberta consulta pública para consolidar normas do comércio exterior