Anvisa fará consulta pública para revitalizar rede de laboratórios em saúde



Uma consulta pública que vai discutir uma proposta de regulamento para a Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Rede Reblas) será publicada nos próximos dias, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A proposta foi aprovada na última reunião pública da diretoria colegiada da agência, realizada na última terça-feira (22).

Pela proposta, os laboratórios que já eram habilitados precisarão apenas encaminhar à Anvisa sua acreditação, no prazo de 120 dias contados da publicação da norma resultante da consulta pública. Outra condição para participar da Rede é a obtenção de licença da vigilância sanitária local. A Rede será coordenada pela Gerência Geral de Laboratórios de Saúde Pública da Anvisa (GGLAS).

Instituída em 1999, a Reblas teve suas atividades suspensas em 2009. A ideia é reestabelecer a Rede, com laboratórios públicos e privados habilitados pela Anvisa e acreditados pelo Inmetro.

“A Rede tem por finalidade oferecer análises com qualidade, confiabilidade e rastreabilidade”, explica a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito. Segundo ela, a diretoria da instituição está empenhada em captar recursos e promover capacitação para melhorar os serviços prestados por esses estabelecimentos.


Ensaios

Outra consulta pública aprovada pelos diretores vai discutir os requisitos para o funcionamento de laboratórios públicos e privados que realizam ensaios em produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária. Esses laboratórios são responsáveis por realizar verificações de qualidade, validação de metodologias e padrões, dentre outros.

“Não há sistema de vigilância sanitária que seja capaz de cuidar da saúde das pessoas sem uma rede de laboratórios que possa dar retaguarda ao trabalho”, apontou o diretor-presidente substituto em exercício da Anvisa, Dirceu Barbano, sugerindo ainda que a consulta pública ficasse em aberto por 60 dias e não pelos 30 propostos inicialmente.


Fonte:
Anvisa



23/03/2011 16:34


Artigos Relacionados


Incor fará consultoria cardiológica à distância em rede de saúde pública

Ministério põe em consulta pública normas que serão base para credenciar laboratórios

Saúde amplia rede de laboratórios regionais para zerar fila de espera por prótese dentária

Anvisa abre consulta pública para atualizar lista de fitoterápicos

Anvisa abre consulta pública para reduzir teor de iodo no sal

Anatel fará consulta pública para rever avaliação da banda larga móvel