Ministra do STF indicada por Dilma Rousseff é sabatinada no Senado



Indicada pela presidenta Dilma Rousseff para o Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Maria Weber será sabatinada nesta terça-feira (6) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal. Ela ocupará a vaga de Ellen Gracie que se aposentou no dia 8 de agosto. Rosa Maria é a terceira mulher indicada para assumir no STF – a primeira foi Ellen Gracie e a segunda, Cármen Lúcia.

Uma vez aprovada a indicação de Rosa Maria, os senadores encaminham o parecer ao plenário do Senado para nova votação. Com o nome aprovado pela Casa, a ministra deve integrar a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal compondo o grupo dos ministros Marco Aurélio Mello, Cármen Lúcia, José Antônio Dias Toffoli e Luiz Fux. Ao todo, 11 ministros integram o STF. O presidente da Suprema Corte é o ministro Cezar Peluso.

Desde 2006 no Tribunal Superior do Trabalho (TST), Rosa Maria é juíza do trabalho há 35 anos e consolidou decisões em defesa dos direitos sociais e das minorias. A primeira função pública dela foi como inspetora do Ministério do Trabalho no Rio Grande do Sul.

A votação da indicação da futura ministra do STF ocorre no momento em que os ministros da Suprema Corte estiverem sobrecarregados. Em geral, os julgamentos no STF ocorrem sem todos os ministros presentes.

 

Fonte:
Agência Brasil



06/12/2011 12:11


Artigos Relacionados


Indicada para ministra do STF é sabatinada pela CCJ

Novamente indicada à ANP, Magda Chambriard será sabatinada pelo Senado nesta quinta

Ministra Dilma Rousseff mentiu no Senado, diz Mário Couto

Começa audiência com a ministra Dilma Rousseff

CMA analisa requerimento que convoca ministra Dilma Rousseff

Fátima Cleide lê manifestos de desagravo à ministra Dilma Rousseff