Ministra interina do MDIC participa de evento em Brasília
Na abertura da 6ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs), realizada na terça-feira (3), em Brasília, a ministra interina do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Heloisa Menezes, destacou na importância dos Arranjos Produtivos Locais (APLs).
Segundo Heloisa, os APLs são uma uma estratégia de desenvolvimento econômico local, pois se adequam às diferentes realidades das regiões onde estão inseridos.
“Os arranjos produtivos se inserem numa estratégia fundamental de criação de empregos e renda, sendo muitas vezes, em alguns locais, a única estratégia de geração de renda”, destacou Menezes.
A ministra interina falou sobre a diversidade dos APLs instalados em todo o país, lembrando que há necessidade de políticas diferenciadas de apoio porque há arranjos produtivos inseridos em cadeias estratégias de alto valor que convivem com outros marginais a esse processo.
Segundo ela, as ações nos APLs estão conectadas a várias estratégias do Plano Brasil Maior, do Plano Brasil Sem Miséria, da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, da Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia e de vários instrumentos e ferramentas que podem ser utilizados, dependendo da natureza e do desafio que se coloca diante de cada um dos arranjos produtivos.
GTP-APL completa 10 anos
Heloisa destacou a criação do Observatório Brasileiro de APLs e o trabalho do Grupo Técnico Permanente de Arranjos Produtivos Locais (GTP-APL), que completa o décimo aniversário este ano.
Segundo ela, as políticas do governo e das instituições integrantes do GTP-APL espelham a diversidade da dinâmica e da posição dos APLs na economia brasileira e mundial.
Além da ministra interina do MDIC, participaram da solenidade de abertura oficial da 6ª Conferência de APLs o Ministro da Integração Nacional (MI), Francisco José Coelho Teixeira, o secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos André Rodrigues de Carvalho, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges, o secretário executivo de Ciência e Tecnologia e Inovação, Luiz Antônio Elias – , o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, dentre outros.
MDIC
A 6ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs) será realizada até 5 de dezembro, no Centro de Eventos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília.
O público-alvo são gestores de arranjos produtivos locais, autoridades governamentais, empresários, sindicatos, acadêmicos, instituições financeiras e diversos outros parceiros para aperfeiçoar as políticas de apoio aos arranjos pelo país.
A conferência é organizada a cada dois anos pelo Grupo de Trabalho Permanente em Arranjos Produtivos Locais (GTP-APL), formado por 40 instituições públicas e privadas. O grupo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
05/12/2013 18:59
Artigos Relacionados
Renan participa de evento de prefeitos em Brasília
Mdic e Universidade de Brasília mapeiam ferramentas de apoio ao empreendedor
MDIC participa da 5ª Reunião do ConseBrasil-Itália
MDIC participa de conferência sobre arranjos produtivos
Secretaria de Inovação do Mdic participa de feira sobre nanotecnologia no Japão
Evento: Instituto Butantan ministra curso sobre serpentes