Renan participa de evento de prefeitos em Brasília
Em sua exposição, Efraim explicará a parceria do Interlegis com as câmaras municipais, o programa de modernização dos legislativos brasileiros e a pauta de reivindicações do Movimento Municipalista, encaminhada ao Congresso. Na quinta-feira (12), às 13h, na Câmara dos Deputados, realiza-se sessão solene em comemoração aos dez anos da Marcha dos Prefeitos a Brasília.
Na sessão solene de abertura, nesta terça-feira, estarão na mesa, além dos presidentes Lula, Renan Calheiros e Arlindo Chinaglia, os presidentes da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), João Paulo Lima e Silva. À tarde, Paulo Ziulkoski fará palestra intitulada Diagnóstico da Crise dos Municípios. E, às 17h30, os prefeitos estarão no Congresso para reuniões com suas respectivas bancadas estaduais.
Na quarta-feira, pela manhã, haverá painéis setoriais com os temas "O pacto pela Saúde", "O Fundeb e os Municípios", "O Papel dos Legislativos Municipais", "Desenvolvimento Urbano" e "A Vantagem dos Regimes Próprios de Previdência". À tarde, os prefeitos lançarão a 5ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, havendo em seguida palestras sobre "O Desenvolvimento Municipal e a Lei Geral da Pequena Empresa", "A Reforma Tributária e os Municípios" e "A Reforma Política".
Na quinta-feira, haverá uma palestra sobre "A Reforma Federativa". Em seguida, os prefeitos se deslocarão para o auditório Petrônio Portela, no Senado, a fim de instalar a Bancada Municipalista e eleger seu presidente. No mesmo dia, eles lançam a Carta da 10ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e realizam sessão de comemoração dos dez anos do evento.
De acordo com informações da Confederação Nacional de Municípios, as principais reivindicações dessa marcha são: a proposta de emenda à Constituição 12/06, que regulamenta o pagamento de precatórios - dívidas vencidas e não pagas pelo erário; a regulamentação da Emenda Constitucional 29/00, que trata do financiamento da saúde; a proposição que altera a Lei nº 10.709/03, que dispõe sobre o transporte escolar; os pesos orçamentários definidos pela Emenda Constitucional 53/06, que criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); e o aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).09/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi participa da 11ª marcha de prefeitos a Brasília
Covatti participa de marcha de prefeitos em Brasília
Ministra interina do MDIC participa de evento em Brasília
Renan Calheiros participa da Marcha dos Prefeitos ao lado de Dilma Rousseff
Renan participa da abertura da 9ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
Azeredo defende prefeitos em Brasília