Ministra pede a prefeitos que fortaleçam ações no Plano Brasil Sem Miséria



A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, pediu aos prefeitos presentes no Encontro Nacional de Municípios que fortaleçam a parceria com o governo federal nas ações do Plano Brasil Sem Miséria, em especial às iniciativas voltadas para a educação infantil. “As crianças com idade entre 0 e 6 anos são as que mais precisam de acesso às oportunidades para conseguir, quando adultos, desenvolverem todo o seu potencial”, afirmou.

Ela solicitou aos prefeitos que ampliem número de vagas em creches para crianças oriundas do Bolsa Família e lembrou que, pela ação do Brasil Carinhoso, cada nova vaga aberta para uma criança do Bolsa Família a prefeitura recebe 50% a mais de recursos do governo federal.
Tereza Campello ressaltou que, graças à parceria com os municípios e empenho das gestões, foi possível ampliar o Mais Educação, levando escolas em tempo integral para crianças pobres. Mas, segundo ela, o trabalho não pode parar e é fundamental mais investimentos. “Estamos construindo cisternas em algumas escolas e também ajudando com o dinheiro do Brasil Sem Miséria, doando cozinhas”, detalhou. A ministra disse ainda que, por meio do Brasil Carinhoso, também houve um incremento de 66% no valor da merenda escolar.

Durante a mesa de debate Avanços e perspectivas para o Plano Brasil Sem Miséria, a ministra fez um balanço das ações do plano nacional voltado para a superação da extrema pobreza e comemorou os resultados. “Estamos há dois anos e sete meses executando o Brasil Sem Miséria e praticamente todas as nossas metas já foram alcançadas, mas nós ainda não estamos satisfeitos”, afirmou, conclamando, mais uma vez, a parceria dos prefeitos. “Temos que somar nossos esforços, pois o objetivo é o mesmo: chegar onde a população está. Se a gente estiver caminhando para o mesmo lado, unindo esforços, vamos chegar mais rápido e, certamente, mais longe”, enfatizou.

Tereza Campello ressaltou que o Brasil se tornou um exemplo na construção de políticas sociais e apresentou aos gestores municipais um balanço das principais ações de inclusão produtiva urbana e rural.   “O Brasil tornou-se um exemplo de como é possível, estabelecendo metas ousadas, organizando um bom diagnóstico, construindo mecanismos de controle de monitoramento, organizando cadastro e tendo vontade política, como é possível superar desafios gigantescos”, disse.

No estande do MDS no evento, os gestores municipais podem consultar informações de cada cidade no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria. A ministra, pessoalmente, fez um convite aos prefeitos para visitarem o espaço do ministério.  “Tem muito dinheiro parado em conta nos municípios, dinheiro que poderíamos utilizar e continua parado, muitas vezes, por desconhecimento de como usar. Queremos ajudá-los a gastar esse dinheiro, porque só assim o plano vai adiante.”

 

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Social



19/03/2014 17:20


Artigos Relacionados


Ministra apresenta a prefeitos avanços conquistados

Parcerias com prefeituras reforçam resultados do Plano Brasil Sem Miséria

Governo federal assina Pacto do Centro-Oeste do Plano Brasil Sem Miséria nesta 6ª

Brasil sem Miséria já tem mais de 400 mil famílias cadastradas em todo o País

MDS pede aos prefeitos para localizarem famílias em situação de pobreza

Metas do Plano Brasil Sem Miséria para 2011 foram cumpridas