Ministra Rosa Weber pede a Renan informações sobre CPI da Petrobras




Rosa Weber deu prazo de 48 horas para o presidente do Senado se manifestar

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu ao presidente do Senado, Renan Calheiros, que se manifeste sobre o mandado de segurança formalizado por líderes da oposição com o objetivo de instalar a CPI da Petrobras (MS 32885).

Renan terá 48 horas para prestar ao Supremo todas as informações que julgar necessárias a respeito do assunto. O prazo é contado a partir do primeiro dia útil após a comunicação oficial do STF ao Senado.

Pedido

Impetrado na terça-feira por dez senadores, o mandado pede, em liminar, a suspensão da decisão do presidente do Senado de ampliar o alcance da CPI proposta pela oposição para investigar possíveis irregularidades na Petrobras. Acatando requerimento da base governista, Renan admitiu - em entendimento posteriormente mantido pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) - que a investigação inclua contratos relativos aos trens e metrôs de São Paulo e do Distrito Federal e ao Porto de Suape, em Pernambuco.

Os autores do mandado de segurança alegam que a decisão contraria direito líquido e certo da minoria parlamentar de constituir CPI.

O pedido original de CPI apresentado pela oposição, assinado por 31 senadores, previa a apuração de quatro fatos: irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA); as condições de segurança das plataformas lançadas ao mar pela Petrobras; pagamento de propina a funcionários da estatal pela companhia holandesa SMB Offshore; e superfaturamento na construção de refinarias.

O requerimento dessa CPI foi lido, mas ela não foi instalada em razão da polêmica quanto ao escopo da investigação. O parecer da CCJ, favorável ao encaminhamento dado à questão por Renan Calheiros, precisa ser votado pelo Plenário do Senado.

Paralelamente, há tentativas de ampliar a investigação com a participação de deputados, criando uma comissão parlamentar de inquérito mista, o que pode ser decidido na sessão do Congresso de terça-feira (15).



11/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidenta assina nomeação de Rosa Weber para ministra do STF

Voto da ministra Rosa Weber pode decidir julgamento da Ficha Limpa

Senado aprova Rosa Maria Weber para ministra do Supremo Tribunal Federal

Jucá apresenta relatório sobre indicação de Rosa Maria Weber

Relatório sobre indicação de Rosa Weber ao STF será lido na próxima semana

CFC pede à Petrobras informações sobre uso de helicópteros