MINISTRO DA EDUCAÇÃO FALA NA CAS SOBRE RECURSOS DO FUNDEF



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (dia 29) requerimento do presidente do colegiado, senador Osmar Dias (PSDB-PR), convidando o ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, e o presidente nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Neovaldo Pontes de Azevedo, para prestarem esclarecimento sobre os critérios adotados para o repasse aos municípios dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef).

Osmar Dias informou que em recente encontro com prefeitos de municípios paranaenses ouviu deles a reclamação de que o Paraná estaria retendo até 100% dos recursos do Fundef. O senador lembrou que a partir da criação desse fundo, em janeiro de 1998, o ensino fundamental teria assegurado, por foça do disposto no Artigo 212 da Constituição Federal, a transferência de recursos. Essa transferência seria feita da União para os estados e municípios, com base no número de alunos.

Apesar de assegurar seu voto em favor do requerimento, o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) admitiu que a origem do problema é mais profunda. A maneira adequada de combatê-la seria com a reforma tributária, disse ele. Para o senador, o Brasil continua constrangido por uma excessiva centralização econômica e financeira, herança dos colonizadores portugueses.

- E não vai ser agora que vamos resolver isso, porque eu sei que a reforma tributária já foi amaciada através de acordos paralelos entre a União os estados e municípios, para garantir que os recursos continuem em mãos do governo federal - observou.

O presidente da CAS informou ao senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) que a secretaria da comissão está tentando marcar para a próxima semana uma audiência pública com o ministro da Saúde, José Serra. O ministro deverá prestar informações aos senadores sobre a volta de doenças infecciosas como a dengue e o cólera, entre outras, conforme requerimento de Mozarildo, aprovado há três meses.

Osmar Dias comunicou a transferência, desta quarta-feira para o próximo dia cinco de dezembro, da audiência pública sobre os critérios utilizados para a escolha dos municípios que foram contemplados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Indicada pelo ministro chefe da Civil, Pedro Parente, para prestar os esclarecimentos aos senadores, a secretária da instituição, Vanda Engel, não pode comparecer por motivo de viagem, como esclareceu ofício enviado à presidência da CAS.

29/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO DE EDUCAÇÃO OUVE MINISTRO SOBRE FUNDEF

Ministro das Cidades fala na CDR sobre liberação de recursos

Ministro da Justiça fala na CFC sobre remessa de recursos ao exterior

Ministro fala sobre prioridades da educação em 2014

Ministro da Educação fala à CE sobre projetos prioritários

Augustin assegura que governo ultrapassou recursos do Fundef com educação