Ministro defende diálogo para resolver conflitos na BA



O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador da Bahia, Jaques Wagner, conduziram, nesta sexta-feira (25), reuniões para tratar das questões indígenas que envolvem o estado da Bahia.

Durante as reuniões, o ministro Cardozo garantiu, tanto a produtores rurais quanto a lideranças indígenas, que o governo federal e do estado estão elaborando um plano de segurança para a região. E ressaltou que, para que as propostas nas mesas de diálogo tenham avanço, "o melhor caminho é a mediação". Segundo o titular da Pasta da Justiça, a violência não é aceitável em nenhuma hipótese.

"Nossos técnicos estão planejando a melhor maneira de manter a segurança de forma integrada. Ressalto que, na violência, nada se constrói. Temos que caminhar para a mediação a fim de buscar a garantia dos direitos das partes envolvidas", destacou Cardozo.

As reuniões com produtores rurais e lideranças indígenas aconteceram no Centro Administrativo de Salvador, Bahia. “Vamos analisar a questão da demarcação com a maior imparcialidade e equilíbrio. Nessa linha é que estamos planejando a segurança na região”, disse Cardozo.

“Recebemos tanto índio como produtores. O que houve é que antes conversamos em separado e marcamos para hoje a mesa de diálogo, em comum acordo”, acrescentou o ministro.

Participaram das reuniões representantes da Presidência da República, do Ministério da Justiça, do governo do estado, da Fundação Nacional do Índio, da Procuradoria da República e do Conselho Nacional de Justiça.

Fonte:

Ministério da Justiça



28/10/2013 10:43


Artigos Relacionados


NABOR JÚNIOR DEFENDE DIÁLOGO PARA RESOLVER DÍVIDA DOS ESTADOS

Casagrande defende diálogo como forma de solucionar conflitos na Bolívia

Ministro defende diálogo para garantir avanços na escola pública do país

Renan vai apresentar projeto para resolver conflitos no Regimento Interno

Paim pede diálogo para resolver questão dos 'rolezinhos'

César Borges cobra ações imediatas do governo para resolver os conflitos de terra