Ministro discute plano para enfrentar vazamentos de petróleo



O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, discute na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) a necessidade de ajustes no Plano Nacional de Contingência, que tem como objetivo sistematizar um protocolo de ações nos casos de vazamentos de petróleo, como o que ocorreu na bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

O acidente ocorrido em novembro de 2011, em campo operado pela empresa Chevrobn, provocou o derramamento de 3 mil barris de petróleo no mar. Em meados do mês passado, foi detectado um segundo vazamento, menor, no mesmo campo. Os acidentes levaram o governo a rever o plano de contingência.

Em 22 de março, os senadores ouviram o assessor da Presidência da ANP, Silvio Jablonski, que apontou erros de avaliação nos procedimentos adotados pela Chevron como causa principal dos vazamentos. A agência autuou a empresa em 25 itens relacionados ao vazamento.

Na ocasião, o procurador da República Eduardo Oliveira afirmou que a empresa foi incapaz de gerir o pós-acidente. Além disso, não pode cumprir na íntegra o plano de ação aprovado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), porque parte das ferramentas necessárias não se encontravam em território nacional, disse o procurador.

Segundo ele, houve descumprimento da legislação ambiental, o que justificaria um pedido de indenização de R$ 20 bilhões. O procurador disse que, em outros países, é comum impor multas pesadas para compensar danos extensos.

Já o diretor de assuntos corporativos da Chevron Brasil, Rafael Williamson, afirmou que o acidente com a abertura de fendas foi atípico e que a empresa fez todos os estudos necessários para a exploração. Ele negou que tenha havido qualquer negligência.

O presidente da CMA, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), já manifestou a opinião de que houve negligência da Chevron e de que a ANP foi pouco rigorosa. Para ele, é um absurdo o governo federal não ter apresentado um plano de contingência.

Mais informações a seguir



17/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Edison Lobão fala no Senado sobre estratégias para enfrentar vazamentos de petróleo

Governo lança plano de contingência para grandes vazamentos de petróleo e gás

Brasil começa a elaborar plano de contingência para grandes vazamentos de petróleo

Governo conclui até sexta-feira plano para enfrentar vazamento de petróleo, diz Lobão

Brasil vai rever planos para conter vazamentos de petróleo

Embarcação de combate a vazamentos de petróleo é entregue