Ministro dos Transportes abre debate regional sobre expansão da malha ferroviária



O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, participou nesta sexta-feira (23) da abertura do Seminário Desenvolvimento e Ferrovias, que aconteceu em Salvador (BA).

O evento abordou as estratégias para melhoria do modal na região Nordeste, com foco nos projetos com obras em execução e no planejamento dos estados e União para expansão da malha ferroviária.

Durante o debate, promovido pela Frente Parlamentar Mista das Ferrovias do Congresso Nacional, com o apoio do governo da Bahia, foram apresentados o modelo de gestão atual e a nova proposta de concessão, focando nas diferenças e benefícios para a região Nordeste e o Brasil como um todo.

Para o governador Jaques Wagner, o seminário é uma ação importante, com uma frente parlamentar de deputados e senadores que se interessam pelo tema. “O Brasil está passando por um momento muito especial de desenvolvimento. Não se concebe desenvolvimento sem logística. Eu espero que saiam daqui indicações e a aceleração deste processo de retomada das rodovias”.

“Felizmente nós temos hoje três grandes ferrovias sendo construídas neste momento e as três cortam o Nordeste”, disse o governador, referindo-se à Ferrovia Norte-Sul, à Fiol e à Transnordestina. “E nós entendemos que esta malha precisa ser ampliada”.

Participaram do evento, além do ministro dos transportes e do governador Jaques Wagner, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, o presidente da Frente Parlamentar de Ferrovias, deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), dentre outros..


Fonte:
Ministério dos Transportes



23/09/2011 18:00


Artigos Relacionados


CMA vota requerimento para debate sobre malha ferroviária no Sul

Aproveitamento da malha ferroviária é debatido em SE

Aprovada proposta de integração de malha ferroviária

ANTT discute em Campos aproveitamento da malha ferroviária

ANTT discute malha ferroviária em Montes Claros (MG)

Malha ferroviária do Nordeste será recuperada, diz Renan