Ministro dos Transportes vai esclarecer denúncias à CFC
O ministro dos Transportes, Anderson Adauto, vai prestar esclarecimentos à Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) sobre denúncias publicadas pela revista Isto É, segundo as quais ele estaria envolvido na cobrança de supostas propinas para liberar pagamentos atrasados ao consórcio que aluga lombadas eletrônicas para o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT).
A decisão foi tomada pelos membros do colegiado nesta quinta-feira (2), ao aprovar requerimento do líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM). Segundo o senador, as denúncias envolvendo o nome do ministro -são graves-, e a audiência pública, em data ainda a ser marcada, servirá para que Anderson Adauto possa esclarecer, de uma vez por todas, o episódio.
A CFC, presidida pelo senador Ney Suassuna (PMDB-PB), aprovou também requerimento do senador Efraim Morais (PFL-PB) solicitando informações ao ministro Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, sobre a aplicação de recursos geridos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nos estados, nos últimos cinco anos, com valores superiores a R$ 1 milhão. Ele também pediu a listagem das linhas de crédito, origem dos recursos, e as características financeiras de cada linha.
Foi aprovado ainda requerimento do senador Duciomar Costa (PTB-PA) convidando o diretor geral do DNIT, José Antônio da Silva Coutinho, para prestar esclarecimentos sobre a duplicação da rodovia BR-316, no trecho Belém-Castanhal, no estado do Pará, cuja obra, observou, foi concluída há 2 anos e encontra-se totalmente intransitável.
A CFC encaminhou ao arquivo, na mesma reunião, dois avisos do Tribunal de Contas da União (TCU), endereçados ao colegiado, relativos a auditorias realizadas na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e nas obras de ampliação da capacidade da usina hidrelétrica de Tucuruí (PA). Os avisos são sempre arquivados quando a CFC decide não haver mais o que averiguar nas auditorias realizadas pelo TCU.
02/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministro dos Transportes é convidado a esclarecer denúncias
Tem início depoimento de ministro dos Transportes para esclarecer denúncias
Mercadante: ministro da Justiça deve esclarecer denúncias da "Veja"
Alvaro Dias vai chamar ministro da Agricultura para esclarecer denúncias
Comissões votam convocação de ministro para esclarecer denúncias de irregularidades em licitações
PSDB quer convocar ministro dos Transportes para falar sobre denúncias de corrupção