Ministro esclarece que país ainda estuda ações contra o Canadá



O ministro da Agricultura e do Abastecimento, Pratini de Morais, afirmou nesta quarta-feira (dia 14), durante sua exposição aos senadores, que existem três ações possíveis contra o Canadá diante dos prejuízos causados pelo embargo à carne bovina brasileira. Em resposta ao senador Arlindo Porto (PTB-MG), Pratini esclareceu que a primeira possibilidade é encaminhar um protesto formal à Organização Mundial do Comércio (OMC).

O Brasil pode verificar também, disse o ministro, se cabe cobrar uma indenização ao Canadá. Além disso, os empresários prejudicados estão estudando qual o caminho jurídico nesta questão. Mas, para o ministro, o episódio está encerrado e o momento é de fazer negócio com o Canadá.

Outra preocupação manifestada pelo senador Arlindo Porto foi quanto à triangulação - operação que consiste na venda de produtos de um país por uma terceira nação, como forma de auferir vantagens tarifárias ou oriunda de subsídios. Segundo o senador, a Argentina, por exemplo, compra o leite subsidiado nos países europeus e vende mais barato aqui. O ministro garantiu que não vai permitir triangulação no país e defendeu a necessidade de se rever a estratégia de tarifa externa quanto aos produtos importados que recebem subsídio.

14/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro diz na CAE que ainda acredita que país crescerá de 4 a 4,5% este ano

Ministro da Saúde participa de ações contra Aids

Ministro da Justiça anuncia ações contra a violência em manifestações

Bom Dia Ministro aborda ações do Ministério da Justiça contra crack e violência

Brasil, EUA e Canadá buscam aproximar ações na área de vigilância sanitária

Em nota, Metrô esclarece que ainda não existe um laudo oficial sobre o acidente nas obras da Linha 4