Ministro garante que em dois anos toda escola de nível médio terá computadores ligados à Internet



Em debate na Comissão Mista de Orçamento, o ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, garantiu que em menos de dois anos todas as escolas de nível médio do Brasil terão computadores ligados à Internet, dentro do programa Telecomunidade, financiado pelo Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). O fundo, aprovado no ano passado pelo Senado, recebe 1% de todo o faturamento das companhias de telefone fixo, o que renderá neste ano cerca de R$ 1 bilhão.

São 13 mil escolas, que receberão 290 mil computadores, todos eles com impressoras e outros equipamentos conectados à Internet. Haverá um computador para cada 25 alunos. Por cinco anos, o Fust não apenas instalará os equipamentos, como pagará os gastos telefônicos de conexão à Internet.

- É pela escola que o Brasil tentará acabar com a exclusão digital. No futuro, um excluído digital terá menos chances no mercado do que os analfabetos - afirmou o ministro.Depois de lamentar que o governo tenha contingenciado quase a metade dos recursos do Fust neste ano, Pimenta da Veiga informou que em pouco tempo também estará implantado, com dinheiro do Fust, o programa Comunidade Saúde, pelo qual todo paciente terá um prontuário numa rede de computação. Isso facilitará não apenas o trabalho dos médicos, mas permitirá um melhor atendimento nos hospitais e postos de saúde. O Fust também está financiando a interligação de todas as bibliotecas do país por computador, permitindo que pequenas unidades do interior possam acessar dados das bibliotecas mais importantes das capitais.

Numa reunião presidida pelo 1º vice-presidente da Comissão de Orçamentos, deputado Santos Filho (PFL-PR), o ministro informou ainda que o Brasil terá 120 milhões de telefones "em poucos anos", sendo 60 milhões fixos e 60 milhões de celulares. Atualmente, já são 45 milhões de terminais de telefone fixo e 26 milhões de celulares. Pimenta da Veiga admitiu que a concorrência ainda não fez baixar, "como se desejaria", os preços das ligações telefônicas interurbanas e dos celulares. Ele observou que houve grande redução de preços apenas nas ligações internacionais, permitida pela privatização das telecomunicações, "possibilitando que uma pessoa fale cerca de meia hora com os Estados Unidos e pague apenas um dólar".

O senador Amir Lando (PMDB-RO) sugeriu ao ministro das Comunicações que o governo dê apoio à implantação de universidades virtuais no país, pela qual os alunos acompanhariam os cursos pela Internet. Pimenta da Veiga disse acreditar que os resultados seriam melhores se fossem utilizadas nesses cursos as TVs educativas da União e dos estados.

22/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Escola pública de nível médio poderá ter curso pré-vestibular

CE analisa projeto que garante ao professor de nível médio o direito de atuar na educação infantil

Brasil terá 90 milhões de pontos de internet rápida até 2014, garante Hélio Costa

Aeroportos brasileiros estarão modernizados em dois anos, afirma ministro

Aprovadas mudanças no PPA que garantem computadores para ensino médio

Solução de conflitos em terras indígenas terá maior presença do governo, garante Ministro da Justiça