Ministro Guilherme Cassel deve explicar ao Senado verbas para o MST
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, será convidado a explicar, às comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), repasses de recursos para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) por meio de organizações sociais que supostamente funcionam como uma rede de captação de dinheiro para o movimento. O requerimento para a audiência conjunta com o ministro foi aprovado pelas duas comissões, nesta terça-feira (1º).
A autora do requerimento para a vinda do ministro foi a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS). No documento, ela cita reportagem publicada pela revista Veja, na edição desta semana, intitulada "Por dentro do cofre do MST". De acordo com a revista, as organizações não-governamentais (ONGs) que operam para o MST são de "fachada", recebendo recursos do governo e do exterior para treinar e capacitar mão-de-obra em cursos que nem sempre são comprovados. Alguns repasses coincidiriam com período de ações públicas do MST, inclusive invasões de terras.
- Desde a CPI da Terra o MST vem sendo investigado, mas nunca se chega ao cofre. Agora, o tema voltou a aflorar na Veja. Temos que dar uma resposta à sociedade brasileira. Eu não tenho conhecimento de que os trabalhadores estão sendo qualificados a tal ponto - disse.
Pelo requerimento aprovado, se Guilherme Cassel não atender ao convite, dentro de até 30 dias, depois disso fica automaticamente formalizada sua convocação, o que implica comparecimento obrigatório. Por sugestão de outros senadores, serão também convidados, para a audiência, representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria Geral da União (CGU) e da Secretaria da Receita Federal (SRF).
BR-319
Na reunião em que a CMA ratificou o requerimento para o convite ao ministro Guilherme Cassel, foi também aprovada uma audiência para debater o andamento das obras de conclusão da rodovia BR-319, que liga Porto Velho (RO) e Manaus (AM). Na proposta, o senador Jefferson Praia (PDT-AM) sugere o comparecimento de diversas autoridades para explicar as razões do atraso no asfaltamento da rodovia, entre elas o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e os governadores dos dois estados.
Gorette Brandão e Denise Costa / Agência Senado
01/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão deve convidar ministro para explicar apagão
MINISTRO DEVE EXPLICAR NA CAE FUNDO E UNIVERSALIZAÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES
Ministro da Justiça deve explicar situação do Arquivo Nacional aos senadores
Ministro do Planejamento deve explicar LDO à Comissão de Orçamento na terça-feira
Ana Amélia: ministro do Trabalho vai se explicar ao Senado
CMO chama Nuzman para explicar como o COB gastou R$ 654 milhões de verbas federais