Ministro recebe proposta do STF sobre mudança no Código Penal



O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, recebeu do presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, proposta de alteração legislativa sugerindo que juízes, antes de decretarem a prisão preventiva ou decidirem por prisão em flagrante, manifestem-se sobre a possibilidade de aplicações de medidas cautelares alternativas às penas de restrição de liberdade. O documento foi entregue a Cardozo na última sexta-feira (31). O Ministério irá trabalhar para que a proposta seja aprovada no Congresso Nacional.

Em entrevista após o encontro, as duas autoridades explicaram que a proposta é fruto da iniciativa de trabalho conjunto entre o Ministério da Justiça, o Poder Judiciário e o Ministério Público Federal. As discussões tiveram início na última quarta-feira (29). “Já posso adiantar que a proposta tem total apoio por parte do Ministério da Justiça”, afirmou Cardozo.

O presidente em exercício do STF explicou que a proposta está baseada na jurisprudência da própria Suprema Corte, a qual considera a prisão, antes do trânsito em julgado da condenação, medida excepcional que somente pode ser decretada se cabalmente demonstrada a sua necessidade. “A proposta poderá contribuir para solucionar o grave problema de superlotação dos estabelecimentos prisionais em nosso País”, afirmou Lewandowski.

Fonte: Ministério da Justiça



03/02/2014 11:48


Artigos Relacionados


Proposta de reforma do Código Penal recebe 806 emendas

PLENÁRIO DEVE DELIBERAR SOBRE MUDANÇA NO CÓDIGO PENAL

Aprovada mudança na parte do Código Penal sobre crimes sexuais

PROPOSTA DE IGNÁCIO ATUALIZA CÓDIGO PENAL SOBRE CRIMES SEXUAIS

Começa audiência com ministro da Justiça sobre reforma do Código Penal

Ministro da Justiça participa de audiência pública sobre o novo Código Penal