Flávio Arns sugere grupo de trabalho para analisar impacto da carga tributária na renda



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) poderá ter um grupo específico de trabalho para analisar o peso da carga tributária no Brasil e as alternativas para combater as desigualdades e a pobreza no país. Sugestão nesse sentido foi apresentada pelo senador Flávio Arns (PT-PR), que participou, nesta quinta-feira (5), da audiência pública que debateu o impacto da tributação na distribuição de renda e na qualidade de vida dos pobres e assalariados.

Segundo o parlamentar, o objetivo principal do grupo de trabalho seria constatar se há menor atendimento aos direitos humanos no Brasil em função de uma carga tributária injusta.

- Será que, em função dessa carga tributária, sobra menos dinheiro para a saúde e para outras necessidades fundamentais, como o pagamento da energia elétrica? Todo mundo se questiona sobre isso e nós precisamos, no mínimo, não pensar apenas nesse ou no próximo governo, mas em como o Brasil poderia dar uma mudada para que a vida fosse mais tranqüila - afirmou o parlamentar pelo Paraná.

A mesma opinião tem o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), para quem é motivo de apreensão, também, a constante elevação da taxa básica de juros (Selic) no país, que subiu 0,5% nesta quarta-feira (4), chegando ao patamar de 12,25% ao ano.

- Deveremos chegar a 14% de juros até o final do ano, mesmo com uma tendência de baixa daqui a dois anos - alertou Mesquita Júnior.

Já para o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), é preciso haver um princípio de proporcionalidade no pagamento do Imposto de Renda. Ele considerou preocupante, no entanto, elevar a maior contribuição sobre esse tributo de 27% da renda para 60%, como sugeriu o presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (Ipea), Marcio Pochmann.

- Uma alíquota tão alta poderia desestimular o esforço daqueles que progridem na vida por suas próprias qualidades. É preciso considerar que, às vezes, é importante que essas pessoas tenham estímulo para progredir - afirmou Suplicy.



05/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Arns destaca medidas para assegurar moradia à população de baixa renda

Flávio Arns sugere realização de audiência pública para debater crise na compra de material radioativo

Ministro sugere criação de grupo para analisar lei da Copa do Mundo

Flávio Arns ressalta a importância do trabalho de Louis Braille para as pessoas com deficiência

CCT deverá ter grupo de trabalho para analisar emissoras comunitárias

Flávio Arns ressalta trabalho dos senadores nas comissões