Ministros asseguram continuidade de programa espacial



O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta quinta-feira (03) os ministros da Defesa, José Viegas, e da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, que lhe transmitiram informações sobre as providências do governo em relação ao acidente ocorrido na Base de Alcântara. À saída, os dois ministros afirmaram que a maior preocupação do governo é a de garantir transparência nas investigações e assegurar a imediata continuidade do programa espacial brasileiro.

Viegas admitiu que é -uma obrigação indeclinável do governo- apurar as causas do acidente e disse que, com esse objetivo, foi solicitada a indicação de cientistas brasileiros para integrar a comissão de investigação e também apoio técnico internacional, com a vinda de especialistas russos que tem experiência nesse tipo de ocorrência.

- Queremos efetivamente identificar as causas, para poder retomar nosso caminho com vigor redobrado - disse o ministro, que confirmou a necessidade de, numa próxima etapa, governo e Senado decidirem sobre novos investimentos para a reconstrução da torre em Alcântara, a recuperação de recursos humanos e a reposição do material danificado.

Já o ministro Roberto Amaral enfatizou que será atendido o pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que até o final de seu governo seja feito, com sucesso, novo lançamento. -Tenho certeza disso-, afirmou Amaral, adiantando que o Executivo concorda com a necessidade de novo aporte de recursos, e que o senador Sarney é da mesma opinião.

- O governo está disposto a fazer novos investimentos e o presidente do Congresso está interessadíssimo e nós sabemos que poderemos contar com ele - afirmou.

Amaral anunciou a criação de linhas especiais para oferecimento de bolsas de estudo para formação de pessoal técnico destinado ao programa espacial pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), e também a vinda de técnicos da Ucrânia, no âmbito do acordo já firmado com aquele país, que prevê a transferência de tecnologia para o Brasil.

Segundo Amaral, nos próximos dias serão selecionados pelo Ministério da Defesa os nomes dos cientistas brasileiros indicados pela Sociedade Brasileira de Física, pela Academia Brasileira de Ciências e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência para fazer parte da comissão de investigação do acidente, e também será conhecido o representante das famílias dos mortos.



04/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM defende continuidade de programa espacial

Novos ministros darão continuidade aos bons projetos de seus antecessores, segundo Dilma

Programa espacial é prioridade, diz Sarney

CFC debaterá programa espacial brasileiro

Conheça a história do programa espacial brasileiro

Brasil desperdiça seu potencial espacial, diz presidente da Agência Espacial