Conheça a história do programa espacial brasileiro



Reconhecido internacionalmente, o programa espacial brasileiro possui uma forte base em engenharia e tecnologia, infraestrutura de apoio às atividades espaciais e numerosos observatórios e laboratórios de pesquisa.

As atividades espaciais no País tiveram início na década de 1960, com a construção do primeiro centro de lançamento (CLBI), em 1965. Dois anos depois, o primeiro foguete de sondagem foi lançado. Em 1993, o primeiro satélite brasileiro chegou à órbita da Terra e, em 1994, a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, foi criada.

O Brasil é hoje um dos países com melhor capacitação para aplicar tecnologias geradas pelas atividades espaciais em áreas de grande impacto econômico e social, como telecomunicações, meteorologia e fornecimento de imagens do planeta. Porém, os investimentos nos programas de alta complexidade envolvem não só melhorias para a sociedade, mas também vantagens estratégicas para o Brasil.

A Agência Espacial Brasileira é responsável por coordenar o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e o Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI). Também gerencia as atividades do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), vinculado ao Centro Técnico Aeroespacial (CTA), que desenvolve foguetes de sondagem e lançadores de satélites.

Fontes:
Agência Espacial Brasileira 
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais 



14/11/2013 15:50


Artigos Relacionados


CFC debaterá programa espacial brasileiro

Programa Espacial Brasileiro é tema de palestra no Mast (RJ)

Papaléo ressalta importância do Programa Espacial Brasileiro

Sarney diz que programa espacial brasileiro deve continuar

Rollemberg propõe mudanças no programa espacial brasileiro

José Maranhão elogia Programa Espacial Brasileiro