Ministros debatem propostas que serão levadas para a Cairo + 20



O fórum de debate sobre temas como igualdade de gênero, direitos sexuais, direitos reprodutivos e a relação entre população e desenvolvimento está sendo realizado em Brasília até este sábado (22). Trata-se do seminário “População e Desenvolvimento na Agenda do Cairo: balanço e desafios”, organizado pela Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD). O objetivo é subsidiar as posições que o Brasil defenderá em abril na conferência internacional Cairo +20, em Nova York.

A abertura do evento contou com a participação do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, e do presidente da CNPD, Ricardo Paes de Barros.

Os ministros Luiz Alberto Figueiredo, das Relações Exteriores; Arthur Chioro, da Saúde; Mirian Belchior, do Planejamento; Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres; Luiza Bairros, da Secretaria de Igualdade Racial; e o representante do Fundo das Nações Unidas para População, Harold Robinson, também participaram do encontro.

Para a ministra Eleonora Menicucci, a iniciativa “é a consolidação da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD). Foi um trabalho árduo e transversal dentro do governo. Contamos com apoio da Saúde, de secretarias e das relações institucionais do governo. O tema de debate é muito forte, e podermos contar com ministros de estado neste evento, que reflete a importância que o governo federal dá ao Cairo +20. É com muito interesse que encaramos esse debate”, destacou a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

A atuação da CNPD tem se destacado na organização e no debate de temas considerados prioritários na agenda de população e desenvolvimento, além de prestar apoio às missões brasileiras em conferências e eventos internacionais e regionais relacionados à agenda do Cairo.

Igualdade de gênero, direitos sexuais, direitos reprodutivos, a relação entre população e desenvolvimento, e o Programa de Ação do Cairo e seus compromissos estão entre os temas estratégicos que serão discutidos durante o seminário.

Para o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) Marcelo Neri, “essas relações com organismos internacionais têm grande peso para o debate dentro do nosso País. Somos uma sociedade aberta para as mobilizações. Temos muito o que aprender e também o que ensinar na agenda do Cairo +20. Essa comissão consegue captar essas energias em contribuições para o Brasil”, destacou.

Confira a programação completa. 

Fonte:
Secretaria de Assuntos Estratégicos



21/02/2014 12:55


Artigos Relacionados


Corpo de Itamar é cremado em BH e cinzas serão levadas para Juiz de Fora

Regras sobre bagagens levadas em voos serão alteradas

Ministros debatem plano para a Amazônia

Senadores debatem propostas para a reforma tributária

Seminário pretende produzir subsídios para Cairo + 20

Representantes do governo debatem com senadores propostas para a educação