Ministros do G20 pedem reforço do fundo de estabilidade financeira de países da União Européia



Os ministros das Finanças do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, pediram no sábado (15) aos países europeus que procurem soluções para evitar que a crise da dívida soberana europeia contagie resto do mundo, reforçando a capacidade do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (Feef).

Em declaração conjunta, os ministros de Finanças e governadores de bancos centrais dos 20 países mais ricos disseram que aguardam decisões adicionais que potencializem a força do Feef para controlar o contágio, bem como o resultado do Conselho Europeu de 23 de outubro.

Os países do G20 se comprometeram a continuar a possibilitar, por meio de seus bancos centrais, o acesso ao crédito para garantir a liquidez do sistema financeiro e a capitalização adequada das entidades financeiras. Também defenderam que o Fundo Monetário Internacional (FMI) “disponha de recursos adequados” para enfrentar crises como a atual.

Ao sair do encontro de dois dias em Paris, o ministro das Finanças francês, François Baroin, disse que os resultados da reunião de cúpula europeia de 23 de outubro serão decisivos para o crescimento mundial. Os europeus prometeram, até o encontro, apresentar uma resposta “global e duradoura” perante a crise da dívida soberana, segundo o ministro francês, que presidiu os trabalhos que terminaram esta tarde em Paris.

Sobre o FMI, Baroin disse que os membros do G20 concordaram que o FMI deverá dispor constantemente de fundos para enfrentar qualquer crise global. O reforço ao FMI será debatido na reunião de chefes de Governo do G20, em 3 e 4 de novembro em Cannes, no Sul da França.

Segundo o ministro francês, os resultados do encontro do próximo mês serão decisivos não apenas pela definição do tamanho dos aportes ao FMI. Isso porque, durante a reunião, os Estados Unidos esclarecerão as medidas de contenção do seu Orçamento, e a China detalhará o compromisso para reequilibrar o crescimento econômico.


Fonte:
Agência Brasil 



17/10/2011 11:36


Artigos Relacionados


Exportadores de frango pedem abertura de ação contra União Europeia na OMC

Amazônia terá fundo da União Europeia

Maciel diz que União Européia é o mais bem-sucedido projeto de integração entre países

Conselho de Estabilidade Financeira faz sua 5ª reunião

Banco Central divulga relatório de estabilidade financeira

Banco Central cria Comitê de Estabilidade Financeira