Exportadores de frango pedem abertura de ação contra União Europeia na OMC
A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) entregou ao Ministério de Relações Exteriores (MRE) o pedido de abertura de uma ação na Organização Mundial de Comércio (OMC) contra a nova legislação da União Europeia para carne fresca e suas preparações. Segundo o presidente da Ubabef, Francisco Turra, as novas regras, em vigor em maio deste ano, são protecionistas e proíbem o uso de carne salgada de frango nas preparações, impedindo que o produto importado congelado seja reprocessado e congelado novamente.
Turra explicou que as medidas são uma barreira à exportação das cerca de 200 mil toneladas de carne de frango brasileira embarcadas anualmente para a Europa, o representa cerca de US$ 450 milhões, já que todo esse volume é congelado. Segundo ele, o chefe do Departamento Econômico do MRE, ministro Carlos Rosendey, prometeu analisar o pedido rapidamente, com a possibilidade de ser encaminhado para a reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex) da próxima semana.
O documento entregue ao MRE nesta quinta-feira (12) apresenta um estudo técnico mostrando que a nova legislação da União Europeia privilegia a compra do frango produzido no bloco, violando algumas regras da OMC. Assim, outros países, como o Brasil, principal fornecedor de carne de frango para o bloco, são prejudicados. A Ubabef informou que em nenhum órgão internacional foi detectado algum problema relacionado à saúde causado pela ingestão de carne de frango que passou pelo processo proibido na Europa. Além da mudança que na legislação, os exportadores brasileiros se dizem preocupados com a elevação das tarifas de importação de oito tipos de cortes de frango pela União Europeia.
Fonte:
Agência Brasil
17/08/2010 09:14
Artigos Relacionados
Ministros do G20 pedem reforço do fundo de estabilidade financeira de países da União Européia
CRE aprova voto de repúdio contra a nova lei de imigração da União Européia
CRE ANALISA APOIO DO SENADO CONTRA BARREIRAS IMPOSTAS PELA UNIÃO EUROPÉIA
Dornelles protesta contra sobretaxa ao café brasileiro pela união européia
Patrocínio comemora apoio da União Européia à política de saúde do Brasil contra a AIDS
Brasil e União Europeia lançam cartilha para orientar cidadãos contra o tráfico de pessoas