Ministros Gil e Franklin Martins pedem apoio de Renan a projeto da rede nacional de TVs públicas



No final da tarde desta quinta-feira (19), os ministros da Cultura, Gilberto Gil, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, participaram de audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros, para pedirem apoio institucional ao projeto do governo federal de constituir uma rede nacional de TVs públicas.

Os ministros trouxeram documentos e estudos já realizados pelo 1º Fórum Nacional de TVs Públicas, e convidaram Renan Calheiros para participar do encerramento do fórum, entre 8 e 11 de maio, em Brasília. No início da tarde, Gilberto Gil e Franklin Martins também visitaram o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, com o mesmo objetivo: buscar no Poder Legislativo brasileiro apoio para a discussão e construção da rede nacional de TVs públicas.

De acordo com o ministro da Cultura, a rede de TVs públicas terá um papel complementar aos canais privados, estimulando e abordando áreas e assuntos que têm pouca atenção das televisões comerciais. Gilberto Gil afirmou que os parlamentares brasileiros precisam participar das discussões sobre o tema.

Segundo o ministro Franklin Martins, a visita aos presidentes do Senado e da Câmara é o primeiro passo para que o Congresso Nacional participe, "junto com amplos setores da sociedade", da constituição da rede de TVs públicas.

- Viemos conversar com o Legislativo para ver como o Congresso se integra nisso. Provavelmente teremos de votar um novo marco legal para a TV pública no segundo semestre. Isso é um começo de conversa para poder desembocar em um processo de debate e discussão que construa esse marco legal - resumiu Franklin Martins.

O secretário de Comunicação Social da Presidência da República esclareceu que a rede de TVs não será "uma TV de governo, nem institucional, nem comercial". Para Franklin Martins, a programação da rede pública poderá priorizar a produção de "um jornalismo isento", além de programas culturais como teatro e concertos, programas sobre as músicas regionais brasileiras, e também promover debates sobre grandes temas nacionais, como o desmatamento na Amazônia e o etanol. A rede nacional de TVs públicas tentaria integrar os canais já existentes, como TVE, TV Cultura, Rede Minas, TV Nacional, além de criar parcerias com canais televisivos universitários.

- TV pública é diversidade - concluiu Franklin Martins.

O 1º Fórum Nacional de TVs Públicas é uma iniciativa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura junto à Casa Civil e às entidades representativas do campo público de televisão, e tem como objetivos promover ampla discussão sobre a TV pública e seus desafios no cenário da comunicação social contemporânea, reunindo representantes do campo público de televisão, do governo federal, do Congresso Nacional e da sociedade civil.

19/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Franklin Martins aponta crescimento da mídia regional no país

Franklin Martins defende cotas para programação regional nas TVs

Franklin Martins será ouvido na CCT nesta quarta-feira às 9h

TV Brasil vai fortalecer produção local, afirma Franklin Martins

Franklin Martins: regulação da comunicação eletrônica não ameaça liberdade de imprensa

Sem regulação, radiodifusão será atropelada pelas teles, diz Franklin Martins