MIRANDA DESTACA INÍCIO DE EXPLORAÇÃO DO GÁS NATURAL NA BACIA DO SOLIMÕES



A Amazônia, com a exploração do gás natural da bacia do Rio Solimões, estará abastecida de um combustível limpo, barato e abundante afirmou o senador Gilberto Miranda (PFL-AM), para quem a iniciativa, "além de resolver a atual carência no fornecimento de energia elétrica, será a fonte para suprir os aumentos da demanda, por conta da expansão da economia regional".

Miranda destacou que a Eletronorte tem um custo de US$ 150 para cada megawatt de energia gerada na região e,quando a energia passar a ser por queima de gás natural, esse custo passará para US$ 45 por megawatt, "menos de um terço do custo atual".

De acordo com o senador, o projeto,que é, a seu ver, "uma relevante conquista regional", vai solucionar a médio prazo o problema de energia da capital amazonense e de outras 38 localidades da região Norte, beneficiando uma população de quase 2 milhões e meio dehabitantes.

Gilberto Miranda acrescentouque o projeto de gás natural envolve um investimento total superior a 1,6 bilhão, para viabilizar uma produção de 4 milhões e meio de metros cúbicos de gás por dia gerados pelas termelétricas.

Ao avaliar as vantagens do projeto e seus benefícios indiretos, o senador disse que, em todo o mundo, as autoridades governamentais nas áreas de energia e meio ambiente, bem como as organizações ecológicas, preferem o gás natural como combustível, em virtude dos insignificantes níveis de emissão de poluentes, quando comparados à queima do petróleo ou do carvão.

- Em face das danosas conseqüências dos freqüentes cortes no fornecimento de energia, que extrapolam o âmbitos dos prejuízos econômicos, envolvendo inclusive a saúde e a integridade física dos amazonenses, é motivo de júbilo paramim poder afirmar que a solução definitiva do problema está assegurada a médio prazo - frisou.

17/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ibama autoriza Petrobras a ampliar exploração na Bacia de Campos

Heráclito defende investimento em exploração de gás natural no Brasil

Fundo do Exército poderá contar com recursos da exploração do petróleo e do gás natural

Petrobras quer abrir poço de exploração de gás natural em Minas, diz Azeredo

Maciel pede inclusão da Bacia Pernambuco-Paraíba em licitação para exploração de petróleo

Covas assina autorização para exploração de distribuição de gás natural na Área Sul do Estado