Maciel pede inclusão da Bacia Pernambuco-Paraíba em licitação para exploração de petróleo



O senador Marco Maciel (DEM-PE) fez um apelo em Plenário, nesta quinta-feira (28), para que o governo determine à Agência Nacional de Petróleo (ANP) a inclusão da Bacia Pernambuco-Paraíba na licitação para prospecção e exploração de petróleo no estado, prevista para novembro. Com isso, entende o senador, Pernambuco poderá melhorar a receita estadual, beneficiar os municípios da área próxima à bacia com a receita dos royalties adquiridos com a exploração do hidrocarboneto, bem como promover a indústria petroquímica do estado.

O parlamentar lembrou que essa é uma reivindicação antiga da população do estado, que há 50 anos aguarda a instalação de uma refinaria de petróleo. Reivindicação essa que ele já havia encampado, quando governou o estado, entre 1979 e 1982, e à qual Jarbas Vasconcelos deu seguimento quando ocupou o mesmo cargo (1999-2006). A refinaria, disse o senador, finalmente começa a sair do papel, com capacidade de refino de 200 mil barris/dia de petróleo.

Até agora, informou Maciel, as prospecções feitas em caráter exploratório foram bem sucedidas. Embora reconheça haver outras bacias com prioridade por sua maior capacidade, o senador insistiu na inclusão, pela ANP, da plataforma continental Pernambuco-Paraíba por julgar que trará benefícios, não somente para os dois estados envolvidos, mas também para o Nordeste.

- Isso contribuirá para a diminuição das desigualdades regionais - afirmou.



28/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti pede para José Alencar apoiar inclusão da Paraíba em licitação da ANP para blocos de exploração de petróleo

Marco Maciel protesta contra exclusão de Pernambuco e da Paraíba de licitação para prospecção de petróleo

Roberto Cavalcanti pede inclusão da Paraíba em licitação de blocos de petróleo da ANP

Sem pré-sal, próxima licitação para exploração de petróleo deve ocorrer até outubro, diz ANP

Autorizada licitação para adutora que vai levar água para Pernambuco e Paraíba

José Jorge: decisão de excluir Pernambuco da licitação do petróleo é política