Miranda está preocupado com o tráfico de maconha em Goiás



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) pediu, em discurso no plenário nesta quinta-feira (dia 23), ação urgente no combate às drogas no estado de Goiás. O senador espera que o general Alberto Cardoso, responsável pelo programa de combate às drogas do governo federal, e as autoridades policiais de Goiás adotem providências para impedir a entrada e o estabelecimento de traficantes no estado. Segundo o senador, o aumento do número de apreensões de drogas na região e a descoberta de plantações estão levantando a suspeita de que traficantes do polígono da maconha, em Pernambuco, estejam mudando-se para o estado do Centro-Oeste a fim de fugir da repressão.

A suspeita, disse Mauro Miranda, foi levantada pelas polícias civil e federal. Na quarta-feira (dia 22), relatou, foram apreendidos 422,5 quilos de maconha e mais quatro quilos de sementes no município de Santa Teresinha de Goiás. Em pouco mais de um mês, a polícia apreendeu 955 quilos de maconha e queimou mais de 11 mil mudas de erva em Anápolis. "Isso confirma a suspeita de migração de traficantes de outras áreas do país para Goiás", afirmou o senador.

Mauro Miranda destacou o perigo que a situação traz para a segurança do estado e lembrou o poder econômico envolvido no tráfico de drogas - tão grande, observou, que mesmo os países ricos estão perdendo a batalha. O senador defendeu a necessidade de se cortar o mal pela raiz e lembrou que o risco de corrupção na polícia é muito alto. "Quando policiais se envolvem em atos ilícitos, as punições geralmente são muito brandas, comprometendo a imagem das polícias civil e militar", disse. Em Goiás, há um agravante da situação, apontou: a polícia militar recebeu aumento salarial e a civil, não. E mesmo o aumento dos PMs será pago parceladamente, o que deixou uma parcela da corporação insatisfeita.

Em aparte, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) afirmou que a situação do narcotráfico é gravíssima e que tem, no Brasil, envolvimento de parte da elite. "Os grandes traficantes usam aviões, barcos. Quem tem esses equipamentos são os grandes e poderosos. O narcotráfico age porque grande parte da elite está envolvida e o aparelho de Estado permite", afirmou. Já o senador Lindberg Cury (PFL-DF) afirmou que o problema da droga está muito espalhado pela sociedade. "Qual a família brasileira que, hoje, não possui um caso?", questionou. O senador Francelino Pereira (PFL-MG) recomendou que todos os senadores vejam o documentário Notícias de uma Guerra Particular, de João Moreira Salles. Na opinião do parlamentar, o filme é dramático e deve ser examinado e discutido para se entender melhor a questão das drogas. Francelino sugeriu que o Senado torne o documentário disponível aos senadores.

23/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


PRF apreende cerca de 20 kg de maconha em Goiás

Miranda destaca potencial turístico de Goiás

MIRANDA HOMENAGEIA VILA CENOGRÁFICA EM GOIÁS

MAURO MIRANDA APELA POR RODOVIAS DE GOIÁS

MAURO MIRANDA REGISTRA DESENVOLVIMENTO DE GOIÁS

Mauro Miranda pede gasoduto para DF e Goiás