Miriam Belchior rechaça ideia de orçamento impositivo



A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, acredita que uma emenda constitucional para tornar impositivo o orçamento da União no que diz respeito às emendas parlamentares pode ter constitucionalidade questionável. A opinião foi dada por Miriam em resposta a pergunta sobre orçamento impositivo durante reunião que ocorre nesta tarde na Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Durante sua campanha à Presidência da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves prometeu que colocaria em votação as propostas com esse objetivo, apresentadas sob a forma de propostas de emenda à Constituição (PECs).

A ministra ressaltou que, atualmente, apenas 11% do Orçamento da União são discricionários, ou seja, apenas sobre essa parcela o governo tem alguma liberdade de decisão.

– Um Orçamento impositivo pode gerar um engessamento ainda maior do Orçamento e impedir ajustes quando eles forem necessários – argumentou ela, acrescentando que "é necessário debater isso de forma serena".

Pouco antes da audiência com a ministra, a CMO rejeitou uma emenda do deputado Esperidião Amin (PP-SC) que exigia a execução de emendas parlamentares aprovadas no ano passado.

Mais informações a seguir



28/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão do Orçamento pode chamar Miriam Belchior

Miriam Belchior poderá falar na Comissão Mista de Orçamento

Miriam Belchior debaterá participação da sociedade na elaboração do Orçamento

Miriam Belchior comparece à Comissão de Orçamento na próxima terça-feira

Nova relatora do Orçamento se reúne com Paulo Bernardo e Miriam Belchior

Jucá discutirá com Miriam Belchior inclusão do novo salário mínimo no Orçamento