Missão avalia segurança de defensores de direitos humanos em Mato Grosso do Sul



A equipe técnica do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos Ameaçados de Morte, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), iniciou nesta terça-feira (29) missão no Mato Grosso do Sul (MS). 

O principal objetivo é monitorar as condições dos defensores de direitos humanos nas tribos indígenas das Kaiowa, Nandeva, e Terena – todas da etnia Guarani, nas cidades de Dourados, Ponta Porá, Ipoí e Miranda.  

O grupo irá atender aos novos casos de defensores de direitos humanos ameaçados de morte e monitorar as pessoas que já se encontram sob proteção do programa. A missão, que permanece no estado até a próxima sexta-feira (1º), recebe o apoio da Polícia Rodoviária Federal. 

A disputa pela terra – cobiçada por latifundiários – tem causado uma série de violações de direitos humanos que atinge amplos setores sociais naquela região. 

A equipe técnica do Programa Nacional de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos da SDH/PR é formada por profissionais multidisciplinares. É composta por uma advogada, uma socióloga, uma psicóloga, um gestor de segurança e um coordenador financeiro. 

O programa cuida dos casos de defensores dos direitos humanos ameaçados ou em estado de vulnerabilidade em função da atividade exercida na luta e promoção pelos direitos humanos universalmente reconhecidos.

  

Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos



29/03/2011 17:25


Artigos Relacionados


Missão do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos visita comunidades quilombolas no Maranhão

Senado homenageia defensores dos direitos humanos

Projeto avalia produtividade de castanhas do Mato Grosso

Publicação traz relatos de defensores de direitos humanos

Paim homenageia defensores da cidadania e dos direitos humanos

CCDH premia defensores e promotores dos direitos humanos