Missão uruguaia visita assentamentos no Rio Grande do Sul



Um grupo de 12 profissionais uruguaios vinculados à Universidad de la República (Udelar), Ministério de Ganadería, Agricultura y Pesca (Mgap), Instituto Nacional de Colonización (INC) e Comisión Nacional de Fomento Rural (CNFR) chegou ao Rio Grande do Sul na segunda-feira (30) para conhecer a experiência brasileira de reforma agrária.

Divididos em quatro equipes, os uruguaios percorrerão assentamentos e estabelecimentos de agricultura familiar em dez municípios do estado. Na quarta-feira (1º), o grupo será recebido na superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Porto Alegre (RS), onde serão apresentados ao sistema de distribuição de terras, concessão de créditos e estruturação de projetos para assentamentos realizados pelo instituto.

A viagem técnica faz parte de um processo anterior de aproximação entre os dois países. Em janeiro deste ano, quatro articuladores gaúchos do programa de assistência técnica do Incra estiveram no Uruguai acompanhados por um professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Para o engenheiro agrônomo Jacir Chies, que integrou a comitiva, o intercâmbio contribui para desenvolver os territórios reformados. O Brasil possui bons exemplos de agroindustrialização familiar e organização dos agricultores em torno de cooperativas. “Com os uruguaios, temos a aprender a questão do leite e do campo nativo”, afirma.

Segundo Chies, a intenção é que a cooperação evolua para um intercâmbio técnico institucionalizado.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



31/05/2011 17:19


Artigos Relacionados


Desenvolvimento Agrário apresenta políticas de agricultura familiar para missão uruguaia

Missão africana visita Instituto do Semiárido em Campina Grande

CPI da Terra visita assentamentos no Pará

Incra visita assentamentos para apresentar obras

Especial: deputados relatam visita a assentamentos em Hulha Negra

Missão russa visita estabelecimentos brasileiros