Mistura do etanol à gasolina volta para 25%



A partir deste domingo (2) o percentual obrigatório de adição de etanol anidro à gasolina retornará para 25%. A medida que foi publicada  em 11 de janeiro de 2010 oficializando a redução do percentual de etanol na gasolina teve duração de 90 dias.

“A redução temporária na mistura teve por objetivo regularizar o abastecimento e amenizar o aumento de preços, causado, em grande parte, pelos problemas climáticos na safra passada”, explica o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manoel Bertone. Segundo ele, a redução de cinco pontos percentuais na mistura resultou em oferta adicional de etanol hidratado de 100 milhões de litros por mês.

Safra - A expectativa é que este ano a produção seja suficiente para abastecer o mercado interno. Conforme os números divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do total de cana-de-açúcar que será esmagada este ano, aproximadamente 54,6% (362,8 milhões de toneladas) destinam-se à produção de 28,5 milhões de litros de etanol. Desse número, 20,14 bilhões de litros são do tipo hidratado e 8,4 bilhões de anidro.

Por ser um combustível renovável, o uso de etanol adicionado à gasolina melhora a qualidade do ar, especialmente nos grandes centos urbanos, além de contribuir para a redução da emissão dos gases de efeito estufa em até 90%.

Fonte:
Ministério da Agricultura

 



29/04/2010 18:23


Artigos Relacionados


Preço do etanol cai 2,12% e o da gasolina 0,75% na última semana

Redução da quantidade de etanol na gasolina já está valendo

Governo reduz percentual de etanol que é misturado à gasolina

Aumento nos postos reflete o preço do etanol adicionado à gasolina, diz Petrobras

Preços da gasolina e do etanol voltam a cair na última semana de maio

Preços da gasolina e do etanol voltam a cair na média nacional, segundo ANP