Mobilização contra hepatite B e C é realizada em Suape e Belo Monte
Exame oferecido aos trabalhadores será o mesmo realizado nos postos de saúde, com resultados em até 15 dias
Entre os dias 17 e 30 da abril, cerca de 50 mil trabalhadores do Porto de Suape, em Pernambuco, e da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, passarão por testes para diagnóstico das hepatites B e C. A mobilização faz parte de uma ação do Ministério da Saúde em comemoração ao Dia do Trabalhador (1º de maio).
O exame oferecido aos trabalhadores será o mesmo realizado nos postos de saúde, com resultados em até 15 dias. Além do acesso gratuito ao teste, os profissionais que participarem da mobilização terão a facilidade de receber o resultado no próprio local de trabalho. Em caso positivo, os pacientes serão encaminhados para tratamento na rede especializada dos municípios participantes ou dos estados de Pernambuco e Pará.
A iniciativa do Ministério considerou a grande quantidade de pessoas que podem ser diagnosticadas em ambos os locais, a expectativa é de que sejam diagnosticados 25 mil em Suape e 25 mil em Belo Monte. Nas duas localidades trabalham, diariamente, quase 100 mil profissionais.
“É uma excelente oportunidade de acessar, em poucos dias, tantas pessoas. Quanto mais precoce o diagnóstico das hepatites virais, mais chances de o paciente ter uma boa qualidade de vida”, garante o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco.
18/04/2013 11:58
Artigos Relacionados
Saúde inicia mobilização para vacinar 4,6 milhões de paulistas contra hepatite
Índios protestam contra usina de Belo Monte
Mais uma ação contra Belo Monte é derrotada na Justiça
Aprovado voto de censura à OEA por declaração contra Belo Monte
Ministério Público do Pará apresenta 11ª ação contra Belo Monte
Mozarildo: governo foi "altivo" ao reagir contra OEA na questão de Belo Monte