Modelo brasileiro de extensão rural é apresentado em evento



O segundo dia do Encontro Anual da Rede Latino-Americana de Serviços de Extensão Rural (Relaser), em Brasília, destacou as ações brasileiras para aprimorar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Representantes brasileiros apresentaram políticas públicas do País para o setor, bem como o processo de criação dessas políticas.

Para os representantes de 16 países latino-americanos, o coordenador de Inovação e Sustentabilidade da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Hur Ben Corrêa da Silva, falou sobre o processo de construção da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), que se tornou lei federal em 2010.

“O processo para chegar a essa Política Nacional dá sustentação a ela, que é uma política pública feita a partir de uma construção social de décadas. O que estamos fazendo nos últimos dez anos é criar mecanismos que possibilitam operacionalizar e executar os conceitos da Política”, explicou Hur Ben.

No período de 2004 a 2010, por exemplo, segundo apresentou o coordenador, o número de agentes de Ater em formação ultrapassou os 143 mil, para isso foram aplicados R$ 53,2 milhões.

O coordenador assinalou que, desde 2003, a Ater brasileira tem entre seus principais objetivos a qualidade de vida dos agricultores, a superação da pobreza e a construção do conhecimento (a soma dos saberes dos agricultores, dos extensionistas e das instituições de pesquisas), além do acesso a políticas públicas e de sistemas sustentáveis de produção.

Agroecologia

“Agricultura não é simplesmente produção, ela está ligada aos fatores ambiental, social e econômico”, destacou o coordenador de Formação do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria (SAF/MDA), Cassio Trovatto, em sua palestra no encontro da Relaser.

Trovatto apresentou as linhas gerais do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, o Brasil Agroecológico, lançado em outubro pelo Governo Federal.

O plano articula ações de dez ministérios, para implementar ações indutoras da produção orgânica e da transição agroecológica. Para isso, a promoção dos serviços de Ater está entre suas principais ações.

Uma das ações do Brasil Agroecológico é promover a formação agroecológica para técnicos de Ater. O plano também prevê Ater agroecológica para 75 mil famílias e Ater para transição de sistemas de produção.

Agência Nacional

As discussões para o aprimoramento da Ater na região latino-americana ocorrem em momento histórico para a extensão rural no Brasil. O Senado Federal aprovou, na noite de terça (19), a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

Confira mais informações sobre a Anater.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário 



21/11/2013 10:42


Artigos Relacionados


Modelo brasileiro de uso da física na agricultura será apresentado em Moçambique

Agronegócio brasileiro será apresentado em evento da Bolsa Europeia

Modelo de pegádio eletrônico é apresentado nos EUA

Subcomissão define modelo de matrícula a ser apresentado em Brasília

Modelo de segurança para Copa do Mundo de 2014 é apresentado em encontro

MG comemora os 65 anos de extensão rural no Brasil