Modelo de segurança para Copa do Mundo de 2014 é apresentado em encontro



O modelo de segurança que está sendo preparado para Copa do Mundo de 2014 foi apresentado nesta terça-feira (31), pelo Comitê Organizador Local da Fifa, aos representantes de empresas e órgãos de segurança do Rio de Janeiro.

O 1º Encontro entre a Gerência Geral de Segurança do COL 2014 e os Representantes das Entidades de Classe e Patronais das Empresas de Segurança Privada, na sede do COL, teve como objetivo agregar as entidades que são responsáveis pelos profissionais que irão trabalhar diretamente na segurança dos estádios.

Foram debatidos, entre outros assuntos, a integração entre os profissionais que atuam nas arenas, conhecidos como stewards, e as forças públicas, que agem nas áreas públicas e nas brigadas de pronta-resposta.

Os agentes de segurança interna para eventos esportivos internacionais são considerados peças fundamentais no novo modelo, segundo representantes da Fifa. Os stewards agem como organizadores dentro dos estádios, fazendo com que o local seja um ambiente familiar, onde o torcedor passa a ser tratado como cliente. Alguns testes foram realizados em amistosos da Seleção Brasileira no ano de 2011, contra Holanda e Romênia.

O Ministério da Justiça já definiu a grade curricular do curso de extensão em segurança para os grandes eventos, que será oferecido aos vigilantes formados e fiscalizados pela Polícia Federal.

A divisão de tarefas entre segurança pública e privada foi outro assunto abordado durante o evento. Foram detalhados o perfil de contratação das empresas, análise de riscos, sistemas eletrônicos de segurança, atuação em hotéis e Centros de Treinamento de Seleções (CTS).

Além dos jogos, também serão realizadasr “fan fests” em todas as cidades-sede, com a organização de shows e outros eventos gratuitos.

As ações da área foram detalhadas pelo gerente geral de segurança do COL, Hilário Medeiros, e sua equipe. Estiveram presentes representantes da Secretaria Nacional de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) e da Coordenação Geral de Controle da Segurança Pública da Polícia Federal (CGCSP/DPF).

 

Fonte:
Portal da Copa

 



01/02/2012 11:12


Artigos Relacionados


Tatu-bola, mascote da Copa de 2014, é apresentado ao mundo

Divulgado Planejamento Estratégico de Segurança para Copa do Mundo 2014

Especialistas sugerem medidas de segurança para Copa do Mundo de 2014

Resolução integra ações de segurança para a Copa do Mundo de 2014

Encontro debate segurança de cidades-sede da Copa 2014

São Paulo é apresentado em Lisboa em projeto para a Copa 2014