Subcomissão define modelo de matrícula a ser apresentado em Brasília
A Subcomissão dos Caminhoneiros Desaparecidos, coordenada pelo deputado Francisco Appio (PPB), definiu, hoje (05), em reunião, modelo de matrícula vinculando dados do motorista ao veículo e regras para sua implantação. O formato do documento será apresentado como sugestão ao Grupo Federal Contra o Roubo de Cargas do Ministério da Justiça, na quinta feira (08), em Brasília.
Appio afirmou que o modelo é semelhante a carteira de habilitação com foto e assinatura do motorista digitalizados, além de dados do veículo e o nome da empresa portadora do caminhão caso o condutor não seja autônomo. Conforme o parlamentar, no documento poderá constar nome completo e domicílio do motorista, os números da carteira nacional de habilitação, de identidade, da placa e do chassis do veículo, o prazo de validade da matrícula, a data e o órgão expedidor.
A Subcomissão irá propor que os custos com o papel para a confecção da carteira da matrícula sejam das empresas transportadoras ou das seguradoras. "Vamos sugerir também que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) assuma como o órgão público responsável pela adoção do documento", disse Appio.
Para o deputado, a matrícula será uma forma de inibir o bandido que assalta motoristas nas estradas. "O documento obrigará o condutor a dirigir o caminhão determinado na sua matrícula. Este sistema fará com que o assaltante tenha mais dificuldades em conduzir o veículo a outros estados brasileiros ou fora do país", declarou Appio. Ele lembrou, ainda, que hoje o motorista atravessa o Brasil muitas vezes sem ser interceptado, facilitando o roubo de cargas.
Participaram da reunião, o diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Carlos Amodeo; representantes do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual, major Haroldo Veriano e o capitão Tomás Lopes; os presidentes da Federação dos Condutores Autônomos do RS (Fecavergs), Mariano da Rocha e do Sindicato dos Dirigentes de Registro Civil (Sindiregis), Calixto Wenzel; o diretor do Sindicato de Empresas Transportadoras de Cargas (Setecergs), Ademir Dalla Valle e o representante do Sindicato dos Despachantes do RS (Sindergs), Luís Carlos Schows.
Na próxima segunda-feira (12), a Subcomissão debaterá sobre a fiscalização nas estradas realizada pelos Postos do ICMS e Polícias Rodoviária Estadual e Federal.
03/05/2001
Artigos Relacionados
Modelo de pegádio eletrônico é apresentado nos EUA
Modelo brasileiro de extensão rural é apresentado em evento
Modelo brasileiro de uso da física na agricultura será apresentado em Moçambique
Modelo de segurança para Copa do Mundo de 2014 é apresentado em encontro
Transportes Metropolitanos: Novo modelo de operação será apresentado nesta quarta-feira, dia 22
Panorama do cultivo de flores por estado é apresentado em Brasília