Modelo da Provinha Brasil vai mudar



O Ministério da Educação (MEC) vai mudar o atual modelo da Provinha Brasil, para que sirva de instrumento para medir a alfabetização de crianças até oito anos de idade. A avaliação é aplicada desde 2008 aos alunos do 2º ano do ensino fundamental e serve como diagnóstico para o próprio professor identificar o nível de alfabetização dos estudantes. Mas, até hoje, os resultados do exame não são divulgados e o MEC não tem controle sobre esse indicador. A mudança foi anunciada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em encontro com empresários em São Paulo, na segunda-feira (19).

Conheça outras avaliações do sistema educacional no Portal Brasil.

A nova Provinha Brasil será ponto central do programa Alfabetização na Idade Certa, que o ministério pretende lançar em breve. De acordo com o ministro, o objetivo é garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos. Para isso, será necessário estabelecer parcerias com as redes municipais de ensino, responsáveis pelas escolas de educação básica. Mercadante disse que as mudanças serão aplicadas na edição de 2013.

Iniciativa semelhante já foi feita pelo Movimento Todos pela Educação que, em 2011, aplicou a primeira edição da Prova ABC. Em caráter amostral, o exame apontou que mais de 40% dos alunos que concluíram o 3° ano do ensino fundamental não tinham a capacidade de leitura esperada para esse nível de ensino.

 

Fonte:
Agência Brasil



20/03/2012 18:36


Artigos Relacionados


Provinha Brasil avalia 230 mil alunos no Estado

Provinha Brasil começa na segunda-feira

Provinha Brasil começa na segunda-feira

230 mil alunos respondem Provinha Brasil em junho

Rede estadual adere à Provinha Brasil

Provinha Brasil avalia cerca de 3 milhões de alunos