Rede estadual adere à Provinha Brasil
Secretaria verificará se a metodologia será feita por amostra ou em toda a rede
A Secretaria de Estado da Educação irá participar da Provinha Brasil, avaliação do Governo Federal realizada para a 2ª série do Ensino Fundamental. Falta definir se a metodologia será feita por amostra ou em toda a rede.
São Paulo já tem sua avaliação, o Saresp, que inclui a 2ª série do Fundamental. A idéia é utilizar a Provinha Brasil, que pode ser realizada ao longo do ano, como um parâmetro de evolução. A Provinha é uma avaliação diagnóstica, ou seja, para uso das escolas e de seus profissionais.
Para receber a Provinha os Estados precisam aderir ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). São Paulo já recebeu um kit da avaliação, com cópia da prova, carta com instruções e sugestões de aplicação, manual do aplicador, guia de correção, documento explicativo sobre as matrizes e escalas, e outro documento sobre o que fazer com os resultados dos testes.
O material do kit foi testado em 2007, por cerca de 20 mil crianças de seis a oito anos, em 12 Estados da federação. "É uma avaliação de 2ª série para o professor. Ele irá receber e corrigir a prova e ter um diagnóstico de cada aluno", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
O Saresp 2007, a avaliação de rendimento dos alunos da rede estadual paulista, apontou que 87,4% dos alunos atingiram as capacidades esperadas para a 2ª série. Ou seja, São Paulo está a quase 12 pontos de atingir sua meta de alfabetizar todos estudantes com 8 anos de idade.
Da Secretaria da Educação
03/27/2008
Artigos Relacionados
720 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Brasil
Alunos da rede estadual representarão o Brasil em congresso na Argentina
720 mil alunos da rede estadual participam da Prova Brasil a partir desta segunda-feira
Modelo da Provinha Brasil vai mudar
Provinha Brasil avalia 230 mil alunos no Estado
Provinha Brasil começa na segunda-feira