Mogno, espécie da vez no 'Sintonia Ambiental'



O mogno brasileiro, árvore amazônica ameaçada de extinção, está sendo plantado em larga escala em outras partes do mundo onde as mudas não sofrem o ataque de um inimigo natural. A hypsipyla grandella é uma mariposa que deposita ovos na ponta da muda. As lagartas que nascem comem a gema apical da planta, dificultando o seu crescimento e provocando a bifurcação do caule o que faz com que a madeira perca valor comercial.

A swietenia macrophylla, nome científico do mogno, é a espécie da vez do programa Sintonia Ambiental, que vai ao ar neste domingo (3) pela Rádio Senado Ondas Curtas. O programa traz informações sobre a situação ambiental da espécie, as suas potencialidades para o plantio comercial e as pesquisas que estão sendo realizadas para combater a broca do mogno, principal empecilho para um plantio comercial em larga escala da espécie.

O programa entrevista o pesquisador aposentado da Embrapa Florestas e autor da coleção Espécies Arbóreas Brasileiras, Paulo Ernani Ramalho Carvalho e o pesquisador da Universidade Federal Rural da Amazônia Orlando Shigueo, que criou uma cola associada a um inseticida que consegue combater a praga.

Sintonia Ambiental vai ao ar todas as quintas-feiras, às 7h, pela Rádio Senado Ondas Curtas, com reprise aos domingos, dentro do programa O Senado é Mais Brasil. A Rádio Senado Ondas Curtas transmite em 5990 Khz, faixa de 49 metros. Sintonia Ambiental está disponível também na internet.



30/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marupá é destaque no 'Sintonia Ambiental'

Jatobá é a árvore da vez no 'Sintonia Ambiental'

Pau-de-balsa é tema do programa Sintonia Ambiental

'Sintonia Ambiental' aborda técnicas de plantio

Sintonia ambiental explica o Jacarandá-da-Bahia

Símbolo do cerrado, pequi é tema do 'Sintonia Ambiental'