Símbolo do cerrado, pequi é tema do 'Sintonia Ambiental'



Símbolo do cerrado e altamente consumido pela população do Centro-Oeste, misturado com galinha, arroz, feijão ou cozido em água e sal, o pequi é o tema do programa Sintonia Ambiental, que a Rádio Senado Ondas Curtas apresenta nesta quinta-feira (16), às 7h da manhã. O programa celebra um alimento rico em vitaminas e conceituado por suas propriedades medicinais. Também discorre sobre a madeira do pequizeiro, famosa por sua resistência e durabilidade.

O programa revela que o avanço da fronteira agrícola sobre o cerrado está colocando em risco essa que é uma das mais importantes árvores do centro do Brasil. O pequi subdivide-se em duas espécies e ocorre em dez estados brasileiros das Regiões Norte (Tocantins), Nordeste (Maranhão, Piauí e Bahia), Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás), Sudeste (São Paulo e Minas Gerais) e até da Região Sul (Paraná).

O programa tem a participação de Paulo Ernani Ramalho Carvalho, pesquisador aposentado da Embrapa Florestas e autor da coleção Espécies Arbóreas Brasileiras; Roberto Torres, professor da Universidade Federal de Goiás; Ailton Pereira, pesquisador da unidade da Embrapa em Goiânia; e Elayne Botelho, da Secretaria de Agricultura de Goiás.

Sintonia Ambiental vai ao ar toda quinta-feira, às 7h, com reprise aos domingos, dentro do programa O Senado é Mais Brasil. A Rádio Senado Ondas Curtas transmite em 5990 Khz, faixa de 49 metros. O programa está disponível também na internet.



15/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Símbolo do Cerrado, o pequi é tema do programa 'Sintonia Ambiental'

Pau-de-balsa é tema do programa Sintonia Ambiental

Resíduos perigosos são tema do programa Sintonia Ambiental

Programa 'Sintonia Ambiental', da Rádio Senado, tem como tema a aroeira

Marupá é destaque no 'Sintonia Ambiental'

Mogno, espécie da vez no 'Sintonia Ambiental'