Monumento homenageia militares mortos no Haiti



O governo brasileiro inaugurou, no Haiti, na última semana, um monumento em homenagem aos 20 militares brasileiros mortos no terremoto ocorrido no dia 12 de janeiro deste ano naquele País.

O memorial apresenta a lista de nomes e os lugares onde morreram os militares, além de objetos retirados dos escombros e de parte dos edifícios destruídos.  No mesmo dia, também foi realizada a cerimônia de passagem de comando do Batalhão de Infantaria Força de Paz brasileiro (Brabatt). O general Ajax passou o comando ao coronel Rego Barros, promovido recentemente à oficial general.

 "Esses homens efetuaram o sacrifício máximo por seu país", declarou o general Ajax, durante a cerimônia. Segundo afirmou, o local servirá de lembrança dos companheiros que deram suas vidas pela missão no Haiti.

Ajuda Brasileira

A participação do Brasil na Minustah (Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), começou no dia 28 de maio de 2004, com o envio do primeiro contingente em aeronaves da Força Aérea Brasileira.
 
O contingente militar das Forças Armadas mantido pelo Brasil no País é o maior efetivo enviado ao exterior desde a Segunda Guerra Mundial. Os militares brasileiros são maioria nesta missão, dentre os mais de 7.000 militares, de 16 países que atuam no Haiti.

Depois do terremoto que devastou a região, os militares prestam apoio logístico na ajuda humanitária. Ao todo, 150 voos já foram realizados no trajeto Brasil-Haiti, além de 677 procedimentos cirúrgicos e mais de 20 mil atendimentos clínicos realizados no hospital de campanha montado na região.

Fonte:
Ministério da Defesa



09/04/2010 15:45


Artigos Relacionados


Militares mortos no Haiti são homenageados

Termina cerimônia em homenagem a militares mortos no Haiti

Defesa concede bolsa estudantil a dependentes de militares mortos no Haiti

Congresso vota auxílio para famílias de militares mortos no Haiti

Plenário aprova ajuda para dependentes de militares mortos no Haiti

Tuma vai levar condolências do Senado às famílias dos militares mortos no Haiti