Moratória da soja será renovada para enfrentar o desmatamento na Amazônia



O Ministério do Meio Ambiente e a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) vão repactuar a Moratória da Soja para enfrentar o desmatamento da Amazônia. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente da Abiove, Carlo Lovatelli, se reuniram nessa terça-feira (24),para discutir novas ações para o controle do desmatamento e garantir a produção da indústria de óleos vegetais e exportadores de cereais.

De acordo com o presidente da Abiove, os números do desmatamento na Amazônia nos meses de março e abril (593 Km²) surpreendeu a todos. "Somos totalmente contra. Se vier a ser confirmado que o desmatamento foi ilegal para a produção de soja, esse produtor não vai vender para Abiove ou para qualquer parceiro", garantiu Lovatelli.

Segundo Lovatelli, levará de dois ou três anos para saber exatamente se o desmatamento registrado pelo Inpe foi para a produção de soja. Esse é o tempo para preparar a terra para planar a oleaginosa, segundo ele. "Vamos estudar para ver o que aconteceu e como evitar que se repita", ressaltou.

O movimento contra a comercialização da soja ilegal é representado por  90% da cadeia produtiva no País. Participam da iniciativa a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). O monitoramento é realizado por satélites e sobrevôo nas regiões suspeitas. Participam da moratória organizações como Greenpeace, TNC, WWF, governo federal, além de associações produtoras.

A primeira moratória da soja entrou em vigor em julho de 2006 com o objetivo de conciliar o desenvolvimento econômico e a conservação socioambiental no bioma amazônico.


Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



25/05/2011 16:17


Artigos Relacionados


Moratória da Soja será renovada na próxima semana

Eduardo Braga defende emenda que institui moratória de 10 anos para desmatamento na Amazônia

Valdir Raupp defende projeto que estabelece moratória de dez anos para desmatamento na Amazônia

Código Florestal: Valdir Raupp apresenta emenda que prevê moratória de 10 anos para desmatamento na Amazônia

Valdir Raupp apresenta proposta de moratória no desmatamento da Amazônia

Governo e setor produtivo renovam Moratória da Soja