Moratória da Soja será renovada na próxima semana
A Moratória da Soja, iniciativa de produtores, empresas e organizações não governamentais (ONGs) para boicotar a soja produzida em terras de novos desmatamentos ilegais na Amazônia, será renovada na próxima quinta-feira (13), em Brasília. O compromisso foi assinado pela primeira vez em 2006 e tem sido repactuado anualmente.
Fazem parte do acordo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), representando compradores e exportadores, e ONGs ambientalistas como o Greenpeace, a Conservação Internacional e o WWF.
Desde dezembro de 2010, o Banco do Brasil, maior financiador rural do País, também integra a iniciativa e deixou de oferecer crédito a produtores de soja que plantem em áreas desmatadas ilegalmente desde julho de 2006.
O monitoramento do Grupo de Trabalho da Soja considera desmatamentos com mais de 25 hectares. A partir de sobrevoos sobre os polígonos e comparação com as imagens dos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é possível enxergar se houve novos desmatamentos em fazendas de produtores de soja. Se o grão foi plantado nessas áreas de derrubada recente, a fazenda passa a ser boicotada pelos compradores.
Na safra de 2009/2010, o monitoramento identificou plantio de soja em 6,3 mil hectares dos 302 mil hectares de áreas monitoradas, segundo a Abiove.
Fonte:
Agência Brasil
06/10/2011 18:19
Artigos Relacionados
Moratória da soja será renovada para enfrentar o desmatamento na Amazônia
Governo e setor produtivo renovam Moratória da Soja
Setor produtivo renova moratória que barra venda de soja de área desmatada
Pauta da CMA será votada na próxima semana
PEC das MPs será votada em Plenário na próxima semana
Emenda será votada na próxima semana