Morazildo quer MP regulamentando reserva indígena
O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) voltou a ocupar a tribuna do Senado, nesta terça-feira (31), para pedir a edição de uma medida provisória (MP) regulamentando a reserva indígena Roosevelt, em Rondônia, onde, segundo ele, tem havido exploração ilegal de diamante. A falta de regras para a exploração de diamantes no local tem provocado, conforme Mozarildo, episódios de violência, como o que vitimou uma mulher que trabalhava em um garimpo na reserva.
- Foi apreendida arma de fogo, o que demonstra que o garimpo está funcionando de maneira ilegal, e que o nosso diamante está sendo contrabandeado - alertou o senador.
Mozarildo disse que os próprios índios cinta-larga, que habitam a reserva, fixaram prazo de 15 dias para que o governo aja. O senador defendeu o aproveitamento econômico da reserva.
- O certo é que os minerais estão lá, o Brasil está sem dinheiro, com milhões de desempregados, carente de recursos para aplicar na infra-estrutura, a fim de garantir a produção e o emprego. No entanto essas riquezas não são exploradas - disse o senador, acrescentado que outras reservas também precisam de regulamentação.
31/08/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marluce Pinto denuncia que a Funai quer transformar a Amazônia Legal em reserva indígena
Morazildo Cavalcante quer mais investimentos na educação
CDH visitará Reserva Indígena do Bananal e governador do DF
Governo inicia desocupação de reserva indígena Awá-Guajá
Senado discute situação da Reserva Indígena Bananal
Mozarildo diz que PF prepara "operação de guerra" em reserva indígena