Morazildo Cavalcante quer mais investimentos na educação



O senador Morazildo Cavalcante (PFL-RR) defendeu mais investimentos em educação como forma de o país suplantar as desigualdades sociais que o colocam entre os países de pior distribuição de renda no mundo. Citando estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o senador disse que estas distorções são conseqüência do acúmulo de equívocos políticos e de planejamento do país.

- Nosso maior erro está em não haver conseguido formular, implementar e operar uma política de educação consistente e de longo prazo, destinada a erradicar o aspecto mais injusto dentre as nossas desigualdades: a desigualdade de acesso à educação - disse Mozarildo.

O senador destacou que a baixa escolaridade realimenta os processos de exclusão social e de concentração de renda. Os levantamentos do Ipea, citados por Mozarildo, indicam que de todas as variáveis econômicas o número de anos de escolaridade de um trabalhador é a mais correlacionada ao nível salarial.

O parlamentar observou que a baixa qualificação do trabalhador brasileiro prejudica também o desenvolvimento do país, pois falta capital humano para a competição internacional em ambiente de mercado globalizado altamente tecnológico.

Mozarildo salientou que recentes avaliações de desempenho aplicadas a estudantes de vários países deixou o Brasil entre os piores colocados, ou seja, os estudantes brasileiros estão saindo mal preparados da escola. Para reverter esse quadro, disse o senador, é preciso que os políticos tenham mais compromisso com a sociedade brasileira.

- Não haverá educação de qualidade neste país se não houver nas salas de aula, professores qualificados e motivados, o que não se dará se continuarmos a desprezar a formação do corpo docente e a sua justa remuneração - frisou Morazildo.



22/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi quer mais investimentos em infra-estrutura, educação e tecnologia

Morazildo quer MP regulamentando reserva indígena

Papaléo pede mais investimentos em educação

Quintanilha pede mais investimentos na educação

Maciel pede mais investimentos em educação

Ricardo Ferraço defende mais investimentos em educação básica