MOREIRA HOMENAGEIA 0S 19 ANOS DE "O ESTADÃO DO NORTE"
Lembrando que o jornal, a começar pelo próprio título, simboliza a luta que marcou a transformação do antigo território federal em estado - sonho realizado um ano após a fundação do jornal -, Moreira Mendes disse que, mais que uma testemunha das transformações políticas e sociais por que passou Rondônia nas duas últimas décadas do milênio, O Estadão escreveu a história do estado nesse período.
- Ao chegar ao império de comunicações que abraça hoje emissora de rádio FM, concessão de televisão, instituto de pesquisa de opinião pública e, dentro de pouco tempo, o mais novo jornal diário de Brasília, Mário Calixto divide esse mérito com os profissionais que passaram pelo Estadão - afirmou Moreira.
O senador enfatizou que O Estadão foi fundado com o que havia de mais moderno, como impressão em off-set e a cores. Hoje, conforme Moreira, o jornal é totalmente informatizado e está na Internet, tem tiragem diária de 15 mil exemplares (20 mil na edição dominical) e circula nos 52 municípios do estado, prestando serviço a uma população de 1,5 milhão de habitantes.
Para Moreira Mendes, falar do jornal O Estadão implica ressaltar o visionário que começou a vida vendendo pastel e engraxando sapatos, aos sete anos de idade, na porta da fábrica em que o pai trabalhava, em Minas Gerais.
- O que encontrou tão longe de casa foi a oportunidade de fazer o que mais gosta até hoje: trabalhar. Rondônia era, então, uma região em que faltava tudo, mas tinha um apelo que encantou o jovem recém-chegado: a rica potencialidade econômica de seu solo e a gama de oferta de serviços aberta a quem tivesse coragem e inteligência de aceitar o desafio de explorar e desenvolver o leque de opções oferecido - recordou o senador.
22/11/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
Moreira Mendes destaca 22º aniversário de fundação do jornal O Estadão do Norte
PIVA HOMENAGEIA 125 ANOS DO ESTADÃO
Projeto homenageia 110 anos de Moreira da Silva
Luiz Otávio homenageia 65 anos do Instituto Agronômico do Norte
SOUTO ELOGIA EDITORIAL DO "ESTADÃO" SOBRE PROTESTOS NOS 500 ANOS
MOREIRA MENDES QUER MAIS PRESENÇA DA PF NA REGIÃO NORTE